Ordem internacional de prisão contra Putin, presidente da Rússia, e que virá ao Brasil em novembro, é "possível, mas incerta", comenta chanceler
Segunda 14/10/24 - 7h22- O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, afirmou que, apesar da tradição de imunidade para chefes de Estado, não está descartada a possibilidade de uma ordem judicial para prender o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele participe da cúpula do G20 no Brasil, em novembro.
- Putin tem um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional, devido à acusação de deportação ilegal de crianças ucranianas durante a guerra com a Ucrânia, o que configura crime de guerra.
- Como o Brasil é signatário do Estatuto de Roma, o país estaria obrigado a prendê-lo e transferi-lo para julgamento em Haia.
- Vieira, em entrevista à CNN, ressaltou que não pode prever ou interferir nas ações da Justiça brasileira, indicando que uma ordem de prisão é possível, mas incerta.
Ele também destacou que, tradicionalmente, chefes de Estado têm imunidade em eventos internacionais, comparando com a proteção concedida durante assembleias da ONU.
O chanceler reiterou que Putin foi convidado para o encontro do G20 em novembro e "virá se quiser ou puder", lembrando que o líder russo se ausentou das últimas reuniões do bloco na Indonésia e na Índia.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui
Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes