Cápsula voltará da Estação Especial Internacional na véspera da parada de 7 de setembro, deixando lá os 2 astronautas. Retorno deverá ocorrer em fevereiro
Sexta 30/08/24 - 7h22Após 12 semanas no espaço, a cápsula Starliner da Boeing está programada para retornar da Estação Espacial Internacional em 6 de setembro, mas sem sua tripulação.
A nave desacoplará do laboratório orbital às 19h (horário de Brasília) e pousará cerca de seis horas depois no Porto Espacial White Sands, no Novo México.
A NASA decidiu que a Starliner não é segura o suficiente para transportar os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams de volta, devido a preocupações com vazamentos de gás e problemas no sistema de propulsão.
O retorno será totalmente autônomo, com controladores de voo da NASA e da Boeing supervisionando as manobras remotamente.
O desempenho da Starliner no retorno é crucial para o futuro do programa, já que um acidente ou a não certificação da nave para voos espaciais humanos representaria novo golpe para a Boeing.
Repetir o voo de teste e corrigir os problemas pode custar milhões de dólares.
Os astronautas Wilmore e Williams deverão retornar à Terra a bordo de uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, prevista para fevereiro.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui
Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes