Jornal publica que Alexandre de Moraes acionou órgão do TSE, fora do rito regular, para investigar aliados de Bolsonaro
Terça 13/08/24 - 22h01De acordo com reportagem da "Folha de S. Paulo", o ministro Alexandre de Moraes teria solicitado informalmente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a produção de relatórios que embasaram suas decisões no inquérito das fake news.
As solicitações, fora do rito oficial, teriam sido usadas para investigar aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que publicaram ataques às eleições de 2022 e aos ministros do STF.
As mensagens trocadas via WhatsApp entre os auxiliares de Moraes, reveladas pelo jornal, indicam um fluxo não oficial de informações entre o TSE e o STF.
Documentos produzidos pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE teriam sido enviados para o inquérito do STF.
O gabinete de Alexandre de Moraes afirmou em nota que todos os procedimentos foram realizados de maneira oficial e regular, com participação da Procuradoria Geral da República.
A nota mencionou que o TSE tem competência para a realização de relatórios sobre atividades ilícitas ligadas às investigações.
A reportagem aponta que os relatórios extraoficiais foram usados pelo ministro em medidas criminais contra apoiadores de Bolsonaro, como o cancelamento de passaportes e o bloqueio de redes sociais.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui
Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes