Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 3 de agosto de 2025

Nível de atividade física entre os jovens cai drasticamente: o tempo excessivo em frente a telas e o sedentarismo são apontados como causas

Domingo 03/08/25 - 9h13

Estudo conduzido por pesquisadores nacionais e estrangeiros analisou mais de quatro décadas de publicações científicas (1978 a 2024) e concluiu que crianças e adolescentes estão apresentando perda significativa de força muscular — fenômeno conhecido como dinapenia infantil.

A pesquisa revela que o nível de atividade física entre os jovens caiu drasticamente nas últimas décadas.

O sedentarismo e o tempo excessivo em frente a telas, intensificados durante a pandemia, são apontados como principais causas.

Essa redução de movimento tem antecipado problemas de saúde antes associados à terceira idade, como obesidade sarcopênica, osteopenia, distúrbios cardiometabólicos e a própria perda muscular precoce.

Esses dados foram publicados na revista científica Conexões, da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Em testes simples — como saltos, suspensão na barra, resistência abdominal e extensão de joelhos —, os jovens analisados apresentaram desempenho significativamente inferior ao esperado, evidenciando baixo desempenho motor e de força.

A diminuição da força muscular na infância pode prejudicar o desenvolvimento motor, a saúde óssea, a confiança para praticar esportes e até o desempenho cognitivo e emocional.

A investigação recomenda inserir atividades de fortalecimento muscular desde cedo, de forma lúdica e guiada, respeitando a idade e o desenvolvimento físico dos menores.


Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais