Homem, também com histórico de furtos, seria o responsável por levar sacrário, cálices e hóstias consagradas de igreja profanada a 79 km de M. Claros. (Padre e fieis farão ritos de reparação, de 18 a 23 de outubro)
Sábado 18/10/25 - 7h59Homem é preso suspeito de furtar sacrário, âmbulas com hóstias e ventilador em igreja de MG
O furto ocorreu na noite desta quinta-feira (16/10) e o homem foi preso na manhã desta sexta (17/10) - Rayllan Oliveira
Um homem de 26 anos foi preso, suspeito de furtar objetos da Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Coração de Jesus, cidade do Norte de Minas. Foram levados um sacrário, três âmbulas e um ventilador. As âmbulas estavam com hóstias consagradas, consideradas parte sagrada do ritual católico. O furto ocorreu na noite desta quinta-feira (16/10) e o homem foi preso na manhã desta sexta (17/10).
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, o crime foi descoberto pela tesoureira da igreja. Ao chegar ao templo pela manhã, ela foi informada por uma vizinha de que uma das portas laterais estava aberta. Ela sentiu falta dos objetos, avaliados em cerca de R$ 5 mil, logo ao entrar no templo religioso.
A equipe policial foi acionada de imediato pela tesoureira, pelo padre e por outros fiéis da igreja. Durante o registro do documento policial, testemunhas disseram aos militares que um homem estava rondando a igreja na noite anterior. Os policiais iniciaram as buscas e receberam uma denúncia anônima de que o suspeito tentara vender um ventilador.
O suspeito foi localizado em sua residência. No local, os policiais encontraram um ventilador igual ao furtado, que foi reconhecido pelo padre. Ao ser questionado, o suspeito alegou ter comprado o objeto de outra pessoa, apelidada, mas não soube dar detalhes. O homem também não informou onde estavam o sacrário e as âmbulas.
Após a abordagem, o homem foi preso e encaminhado à delegacia. O suspeito possui outras passagens policiais, incluindo dois registros anteriores por furto. A polícia segue em buscas para tentar localizar o sacrário e as âmbulas. Por meio de nota, a Paróquia Santíssimo Coração de Jesus, à qual a Igreja Nossa Senhora Aparecida pertence, lamentou o ocorrido.
"A Eucaristia é o Sacramento do amor de Deus, o alimento que sustenta nossa caminhada de fé e é sinal de unidade de toda a Igreja. Neste momento de dor, convidamos a todos a nos unirmos em orações pela reparação desta tão grande ofensa e pela conversão daqueles que cometeram este ato", disse. Por causa do ocorrido, a Igreja realizará, entre os dias 18 e 24 de outubro, a celebração de missas e adoração às 6h.
***
17h20m, sexta-feira, do jornal Estado de Minas, de BH:
Hóstias são roubadas de igreja de cidade do interior de Minas
Sacrário violado é local sagrado do templo católico. Pároco convoca fiéis para "ato de desagravo" contra considerado ato considerado "uma ofensa a Jesus".
Luiz Ribeiro
O Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Renovaçao, em Coração de Jesus (MG), no Norte do estado, foi alvo de violação e furto na noite de quinta–feira (16/10). O sacrário da igreja, onde ficam guardadas as hóstias - e, por isso, considerada a parte sagrada de um templo católico - foi arrombado pelo ladrão. De acordo com a secretaria da paróquia, o autor do crime levou as hóstias e os ostensórios, usados para expor as hóstias conasagradas à adoração dos fiéis.
Para a comunidade católica, qualquer violação do sacrário representa ato profano e uma ofensa a Jesus Cristo. “´Este ato de profanação não é apenas um ataque ao edificio, mas uma ofensa ao Santíssimo Corpo do Senhor presente na Eucaristia. A Eucaristia é o Sacramento do amor de Deus, o alimento que sustenta nossa caminhada de fé e é sinal de unidade de toda a Igreja”, diz comunicado do vigário paroquial de Coração de Jesus, padre Robson Cunha, divulgado para a comunidade local.
A mensagem é assinado também pelo pároco da Igreja de Nossa Aparecida, padre Antonio Teixeira, e pelo diácono Cleyton Deivid Rodrigues Pereira. “Neste momento de dor, convidamos a todos a unirmos em orações pela reparação desta tão grande ofensa e pela conversão daqueles que cometeram este ato”, diz o texto.
“Ato de desagravo”
Ainda por meio do comunicado, o vigário paroquial convocou os fieis da cidade para um “ato de desagravo”. “Convidamos a todos para, entre os dias 18 e 14 de outubro, celebrarmos a eucaristia com a adoração ao Santíssimo Sacramento e ato de desagravo que será realizado na Igreja de Nossa Senhora Aparecida todos os sete dias”, informa a mensagem, divulgada nas redes sociais.
Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar. Ainda não há informações sobre suspeitos do crime.


