Senador diz nos Estados Unidos que o Brasil passou a ser visto como ameaça aos Estados Unidos, ao aliar-se à China e à Rússia no BRICS
Segunda 28/07/25 - 18h57O senador mineiro Carlos Viana, em Washington, afirmou que a principal causa das altas tarifas anunciadas por Donald Trump sobre produtos brasileiros — o chamado “tarifaço” de até 50 % — é a "expansão militar e geopolítica do BRICS", especialmente em parceria com China e Rússia, e não questões econômicas ou anistia política a Bolsonaro.
O senador relatou que ouviu a avaliação em conversas com representantes do Partido Republicano na Flórida, para quem o Brasil, ao atuar como ator geopolítico e militar dentro do bloco, passou a ser visto como ameaça.
O “tarifaço” de até 50 % foi anunciado como parte de uma nova política comercial americana.
Segundo Viana, o Brasil está se movimentando além do econômico no BRICS, incluindo satélites e ações estratégicas, o que motivou a reação americana.
A comitiva disse que permanece em encontros na embaixada brasileira e na Câmara de Comércio dos EUA, com o intuito de sensibilizar interlocutores sobre os riscos à economia brasileira.