Ferrovia que parte da Bahia, a 714 km de M. Claros, pretende diminuir a dependência do Canal do Panamá e da influência dos Estados Unidos. Projeto é de empresa China Railway
Terça 08/07/25 - 6h33De acordo com o Ministério dos Transportes, o trajeto aproveitaria trechos existentes como Fiol e Fico, atravessando estados como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, integrando rodovias, hidrovias e portos.
A ferrovia tem como propósito tornar mais ágil o escoamento de cargas — especialmente soja e minério de ferro — reduzir o tempo de transporte entre Brasil e Ásia em até 10 a 12 dias e diminuir a dependência do Canal do Panamá.
A estatal chinesa China Railway Economic and Planning Research Institute será responsável por elaborar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. A estatal brasileira Infra S.A. coordenará o projeto no país.
O governo brasileiro credita que o corredor ferroviário representa uma oportunidade para modernizar a infraestrutura logística, atrair investimentos e reforçar a integração continental sul-americana.