Novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a 14 nações variam de 25 a 40%. Veja os países atingidos
Terça 08/07/25 - 6h17O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, 7, um “tarifaço” contra países que não fecharam acordos comerciais até o prazo, agora estendido para 1º de agosto.
Em cartas enviadas a 14 nações, o presidente comunicou novas alíquotas que variam entre 25% e 40% sobre produtos importados dos EUA.
Dois grandes parceiros, Japão e Coreia do Sul, terão suas tarifas ajustadas em 25%.
Também foram incluídas na lista: Tunísia, Malásia e Cazaquistão – com 25%; África do Sul e Bósnia e Herzegovina – 30%; Indonésia – 32%; Bangladesh e Sérvia – 35%; Camboja e Tailândia – 36%; e Laos e Mianmar – 40%.
Trump justificou a medida como resposta aos altos déficits comerciais dos EUA com essas nações e às barreiras que bloqueiam produtos americanos.
Ele alertou que os países podem evitar as tarifas se aceitarem produzir nos EUA e negociar acordos comerciais antes de 1º de agosto.
A decisão ocorre dentro de um contexto de negociações com parceiros, incluindo a União Europeia, Reino Unido e Índia, e sinaliza a continuidade da estratégia de Trump de usar tarifas para pressionar por acordos comerciais.