Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 16 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°84439
De: Afonso Cláudio Data: Terça 31/12/2019 15:13:06
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem 84436; I) "Eliminar as baratas" - Com as providências citadas na mensagem 84435 fomos bloqueando simultaneamente as entradas de baratas e escorpiões através de buracos em muros e paredes e de ralos com tampas, de banheiros, varandas e área de serviço. Com os sacos de areia em portas, telas em janelas e obstrução total da fossa do quintal do vizinho, também bloqueamos simultaneamente o trânsito dos dois insetos, para nossa casa, pois os mesmos estão sempre próximos. II) Quanto ao predador das baratas, mais eficaz, sem entrar no mérito das lagartixas, nosso caso foi muito clara a influência das aves do vizinho (galo/galinhas), de 2012 para 2013, caindo o número de escorpiões de 7 para 0 (zero) e, após sua retirada do quintal do vizinho, voltaram a aparecer muitos escorpiões nas áreas externa e interna da casa: 2014 - 18; 2015 - 10; 2016 - 22; 2017 - 33; 2018 - 3; 2019 - 2, sendo que a redução de 94% (comparando 2017 com 2019) foi resultado das providências citadas no item I. Se Deus quiser, em 2020 atingiremos a meta de 0 (zero) escorpiões em nossa casa, mantendo a perseverança necessária, como ao longo de mais de 10 anos. Nas minhas mensagens 83707 e 83709, de 5/12/2018, também abordei este assunto. Feliz 2020.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84438
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 31/12/2019 10:11:22
Cidade: Montes Claros

Corpo de Bombeiros de Montes Claros atendem ocorrência de incêndio em carreta tanque.
Por volta das 02:26h, deste dia, o Corpo de Bombeiros de Montes Claros foi acionado para comparecer no KM 63, da BR 365 próximo à entrada da cidade de Claro dos Porções/MG, para atendimento de um incêndio em uma carreta tanque. No local os militares depararam com a carreta tanque com 42.000 litros de etanol onde seguia de Goiânia/Go com destino a cidade de Montes Claros.
Segundo informações do condutor da carreta, quando passava pelo local percebeu que uma das rodas do lado trazeiro da carreta estava em chamas foi o momento que conseguiu parar o veículo próximo a uma parada de veículos, posteriormente acionaram o corpo de bombeiros. No local os militares visualizaram o conjunto de pneus traseiros sendo consumidos pelas chamas bem como todo o sistema de frenagem e suspensão cujas chamas aqueciam a estrutura do tanque podendo vir a causar o explosão.
Diante da situação, com uso de EPI, identificação do produto e estudo de situação, realizaram um ataque direto as chamas para combate imediato aos pneus bem como o resfriamento do tanque utilizando para tanto, jato pulverizado. No incêndio, foram gastos aproximadamente 4.000 litros de água. Não houve vítimas apenas danos materiais. A PRF chegou ao local para realizar o isolamento da pista tendo em vista que parte da carreta ocupou meia pista de rolamento.
Foi orientado a PRF que no momento de realizar o transbordo acionar o CBMMG para realizar a prevenção do risco de explosão e incêndio.
Empresa: AUTO POSTO AMANDA E JÚLIA LTDA (D Moc)
Classificação de risco: 33 (Liquido Inflamável)
Nº DA ONU: 1170 (Etanol- Álcool Etílico)
Veículo: SCANIA SR/ RANDOM Cor preta Cavalo mecânico: PWK 5474 – Montes Claros/MG Carreta: PWL 3964 – Montes Claros/MG.
Condutor: Nada sofreu.
Duração do combate às chamas: 50 minutos.
Órgãos: PRF – Alessandro Nascimento – VTR GMB 8398.
Guarnição empenhada dos bombeiros: ABTS 8956 e ACA 1174 - Ten Cangussu + 3 BMs.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84437
De: Manoel Hygino Data: Terça 31/12/2019 08:38:56
Cidade: Belo Horizonte

Voltando no tempo

Manoel Hygino

O Natal 2019 passou, mas deixou registros inapagáveis em cada ser humano que o viveu, sobretudo entre os cristãos. Em sua tradicional homilia, além da bênção Urbi et Ortbis, no Vaticano, o papa Francisco enfatizou a importância do amor incondicional diante da lógica do mercado. Em missa na Basílica de São Pedro, o pontífice, argentino de nacionalidade, Jorge Bergloglio, apelou à paz entre as nações, pedindo especificamente pelos países latino-americanos, que passam “por um período de agitação social e política”.

A missa de Natal celebra o nascimento de Jesus, em Belém, segundo a tradição cristã. Embora nenhum texto do Novo Testamento indique o dia e a hora, sua comemoração se faz em 25 de dezembro, como escolhido no século 4, o que permitiu a circuncisão no dia 1º de janeiro. A comunidade cristã permanece assim no âmbito de acontecimentos milenares.

Geoffrey Blainey, autor de obras consagradas como “Uma breve História do Mundo” e “Uma breve História da Cristianismo”, brilhante estudioso e já consagrado, professor de Harvard, faz algumas observações, adequadas ao tempo de agora. Ele pergunta: Afinal, quem foi Jesus? Um mito ou um homem de infinita sabedoria? Qual a origem dos Evangelhos e o que se sabe a respeito daqueles que os teriam redigido? Que fatos levaram o cristianismo ao redor do mundo?

Recorda o autor, por exemplo, que Jesus em quase todos os seus ensinamentos usava uma língua semítica, o aramaico, ainda empregado presentemente em várias regiões do Oriente Médio. Ele falava um pouco de hebraico e um pouco de grego, mas o aramaico era o natural. Assim, a palavra “abba”, que significa “pai” e empregada por Jesus quando orava no Jardim de Getsêmani, é do aramaico, como aconteceu durante a crucificação, embora o idioma fosse pouco usado pelos grupos cristãos fundados nas primeiras décadas após sua morte. A maior parte das primeiras igrejas cristãs da Palestina se valia do hebraico, principal língua dos judeus. Mas os judeus cristãos que se reuniam fora dali utilizavam o grego, a principal na metade oriental do Império Romano. Os quatro Evangelhos, que compreendem a essência do Novo Testamento, foram escritos em grego.

Assim, Jesus e Bíblia são gregos, como o é “anjo”, significando mensageiro. Depois da morte de Cristo, os doze apóstolos receberam o nome, também grego, de “apóstolos”; bispo quer dizer “inspetor” e eucaristia “Ação de Graças”; “Pentecostes, cinquenta dias após a Páscoa”. Até hoje, ouve-se a oração “Senhor, tem piedade” na versão grega – “Kyrie eleison”.

Em Roma, a língua dos primeiros cristãos era o grego. Vitor, um norte-africano morto em 198, foi o primeiro papa a abandonar o grego e escrever em latim. Perpétua, morta no Norte da África, em 203, foi talvez a primeira cristã a escrever em latim, que acabou por ser o idioma dos cristãos ocidentais.

E há muito mais. O mais antigo registro feito por um dos primeiros cristãos é uma carta de poucas linhas, escrita por Paulo – a Primeira Epístola dos Tessalônicos, encontrada em torno de vinte anos depois da morte de Jesus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84436
De: Tito Data: Terça 31/12/2019 07:43:14
Cidade: Moc  País: Brasil

Como controlar os escorpiões na zona urbana:
- Eliminar as baratas ( principal alimento dos Escorpiões).
- Não deixar os cães matarem as lagartixas do seu quintal. As lagartixas são os principais predadores dos escorpiões (não as aves).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84435
De: Afonso Cláudio Data: Segunda 30/12/2019 22:46:48
Cidade: Montes Claros/MG

Prevenção contra ataques de escorpiões - "Ataque de escorpiões na região de M. Claros - que já matou 4 pessoas neste ano - leva mães a recolocarem galinhas nos quintais, para combater o surto. Última vítima foi menina de 10 anos, picada por escorpião que se escondeu em toalha de rosto; Segunda, 30/12/19 - 11h21"

A mensagem 84434 cita no último parágrafo um recurso altamente eficaz para a eliminação dos escorpiões em quintais: as galinhas, suas predadoras, alimentando-se deles. Em 2012 apareceram 7 escorpiões em minha casa, caindo para 0 (zero) em 2013, pois havia galos e galinhas no quintal de um vizinho, onde havia uma fossa com aberturas que permitiam a saída de escorpiões. No entanto as aves foram retiradas de lá, devido reclamações de outros vizinhos, que se sentiam incomodados pelo canto dos galos.
Em consequência, voltaram a aparecer escorpiões na nossa casa, com os números variando entre 18, em 2014, e 33, em 2017. Após tomarmos várias providências, como manter sempre fechados ralos de banheiros, varandas e área de serviço, vedações de buracos nos muros, sacos de areia em portas, telas em janelas e obstrução total da fossa do quintal do vizinho, com ótimo apoio do Centro de Controle de Zoonoses, conseguimos reduzir para 3 o número de escorpiões em 2018 e até hoje, para 2, em 2019.
Mais alguns hábitos que diminuem o risco de picadas de escorpiões: - antes de usar roupas, inclusive de camas, calçados e toalhas, conferir se o inseto não se escondeu nesses objetos; pisos claros facilitam enxerga`-los; não andar em cômodos/outros locais sem iluminação; só tocar ou pisar onde se tem certeza que não há escorpiões. Que 2020 seja muito feliz para todos nós e São Bento nos abençoe e defenda dos escorpiões.

- Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84434
De: Walter Data: Segunda 30/12/2019 11:17:32
Cidade: M. Claros

Depois que uma menina de 10 anos, de Brasília DF, foi picada por escorpião em Pandeiros, no município de Januária, e morreu em M. Claros, aumentou muito o receio de todos, especialmente das mães, com este tipo de acidente doméstico.
O escorpião estava na toalha de rosto que a menina usou. Ela foi mordida nos lábios, recebeu atendimento, mas o veneno foi mais forte do que o antídoto.
De lá para cá, surgem relatos de escorpiões por toda parte, com a população mais alerta e, as mães, muito preocupadas.
Faz sentido. Só neste ano 4 pessoas picadas por escorpião e 1 por aranha morreram depois de receber atendimento no Hospital Clemente de Farias, que é referência na região para este tipo de caso.
Das 5, 2 pessoas vieram de Januária e uma de Bonito de Minas, Bocaiúva e Porteirinha.
As mães - justamente preocupadas - não se cansam de vistoriar quintais e ralos, à procura de escorpiões - que nesta época estão mais ferozes, por ser tempo de reprodução.
Lançam mão de todos os recursos e um se mostra altamente eficaz, para quintais: as galinhas, que são predadoras dos escorpiões, isto é, se alimentam deles.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84433
De: Manoel Hygino Data: Segunda 30/12/2019 08:06:39
Cidade: Belo Horizonte

Apagando as luzes

Manoel Hygino

Notícia boa para dezembro, que os jornais publicaram em manchete: mercado formal de trabalho criou, em novembro, mais de 99,2 mil vagas. É o melhor resultado em geração de empregos em nove anos. Agora restam pouco mais de 12 milhões sem trabalho....Gugu Liberato, o apresentador de tevê, recentemente falecido, doou os órgãos possíveis de seu corpo a expressivo número de pessoas. Rose, médica, a companheira de quase duas décadas, mãe dos três filhos do casal, não foi contemplada na herança. O inventário corre em segredo de Justiça, mas ela não foi casada oficialmente, nem lembrada em testamento de 2011. Não havendo relação estável...

Em 11 de novembro, o presidente da República editou Medida Provisória que extinguiu o Dpvat, seguro obrigatório sobre veículos, existente desde 1974. Em sessão virtual, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a medida. Lewandovski, Gilmar e Celso de Melo não apoiaram o relatório de Edson Fachin.

O impostômetro da Associação Comercial de São Paulo chegou à marca de R$ 2,4 trilhões de impostos pagos pelos brasileiros (ou não) em 2019.

Considerado até o último dia de 2018, o valor pago agora chegou 13 dias antes do ano findo. No dia 17 de dezembro, o Congresso Nacional aprovou o Fundo Eleitoral de R$ 2 bilhões, visando às eleições municipais de 2020.

Ainda dezembro: Polícia Civil, Ministério Público e Polícia Militar fizeram operação nas sedes da Máfia Azul e Pavilhão Independente, torcidas do Cruzeiro. Apuraram-se crimes de tentativa de homicídio, associação criminosa, lesão corporal e provocação de tumulto. O trabalho se estendeu a Contagem, Betim, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Barão de Cocais e Monlevade. Esporte?

Polícia do Rio de Janeiro às voltas com as investigações sobre atentado às instalações da produtora do Canal Porta dos Fundos, que se diz de humor. Terrorismo? A hipótese é amplamente negada. Contra o imóvel foram atirados coquetéis molotov por agentes mascarados que usaram moto e carro. A ação foi pela porta da frente ou dos fundos?

A Petrobras em ação. Aumentou o preço de gás doméstico ou industrial em 5% em outubro, 4% em novembro e mais 5% em dezembro. Aquecer a comidinha de fim de ano fica mais caro.

A advogada Janaina Paschoal, de destacada atuação no julgamento do impedimento da ex-presidente Dilma, agora deputada estadual em São Paulo, comenta: “já na campanha, identifiquei que o presidente é um líder do conflito. Ele só sabe liderar no conflito”.

O ano passou e a tese de encarceramento de réus após condenação em segunda instância ficou como antes. Por 6 a 5, o Supremo alterou o entendimento até então mantido de que a prisão poderia ocorrer antes do fim do processo. O ex-presidente do STF Carlos Velloso não aprovaria: porque a decisão do Tribunal nutre “a corrupção endêmica, esse conflito adúltero entre poder econômico corrompido e poder político corrompido”.

Fica para depois a criação do cargo de juízes para instrução. Bola na rede pelo lado de fora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84432
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 28/12/2019 13:55:47
Cidade: Montes Claros/MG

"29/12/1959 - É comemorado nesta cidade o centenário de nascimento do Deputado Camilo Philinto Prates, ...". Amanhã, 29/12/2019, portanto, serão os 160 anos do nascimento de um dos mais ilustres homens públicos desta cidade e de Minas, seu grande benemérito e que será sempre lembrado e exaltado pelos seus familiares, descendentes e pelo povo do Norte de Minas e deste Estado, por suas virtudes, realizações e exemplos, conforme este texto: "13/12/ 1940 - Falece, em Belo Horizonte, o Deputado Camilo Phillnto Prates. Nasceu na fazenda Brejo do Santo André, a 29 de dezembro de 1859, filho de Hermenegildo Rodrigues Prates e dona Francisca Ambrosina Prates de Sá. Fêz os estudos de humanidades em Ouro Prêto e exerceu o magistério, como professor das Cadeiras de Matemática e de Ciências Físicas e Naturais, na antiga Escola Normal de Montes Claros, desde a sua instalação, a 2 de fevereiro de 1880, até à sua supressão, a 31 de janeiro de 1905. Elegeu-se Deputado Provincial, tendo exercido o mandato de 1883 a 1889. Nomeado primeiro Presidente do Conselho da Intendência Municipal de Montes Claros, em fevereiro de 1890, desempenhou o cargo até outubro de 1892, quando se exonerou. Como Deputado ao Congresso Constitucional Mineiro em 1891, fêz parte de diversas comissões, entre as quais a de Finanças. Foi reeleito e depois elevado a Senador ao Congresso Legislativo. Desempenhou o mandato de Deputado Federal de 1905 a 1906. Nomeado Inspetor Técnico do Ensino em 1907, deixou o cargo para disputar a eleição para Deputado Federal, o que se verificou em 1908, elegendo-se e reelegendo-se sucessivamente em tôdas as legislaturas, até à dissolução do Congresso em 1930, com a implantação da ditadura Vargas. Era casado com dona Amélia Antoniana Chaves e Prates.
A inconfundivel individualidade de Camilo Prates era tão marcante que criou verdadeiros amigos e admiradores em tôdas as classes sociais.
A sua passagem na política nacional foi assinalada por iniciativa de real interêsse para a coletividade mineira, deixando notável patrimônio moral, lastreado por inúmeros serviços que o destacaram entre os homens públicos de Minas
De inteligência privilegiada, a par de grande cultura, quando orava, era sempre nítida a clareza de idéias, tendo indiscutível coragem moral para afirmar ou discordar, de conformidade com o seu pensamento. Esta maneira de agir, ligada ao caráter reto, às atitudes de energia ou serenidade, que tomava nos momentos mais graves e decisivos, a conhecida generosidade do seu grande coração sempre inclinado para o bem, deram-lhe a expressão simbólica de legítimo portador das mais elevadas virtudes humanas.
- Comemorando o centenário de seu nascimento, entre várias solenidades, foi lançada, no jardim da praça Dr. Chaves, em Montes Claros, no dia 29 de dezembro de 1959, a pedra fundamental de sua herma, que deverá ser erigida pela Prefeitura Municipal de Montes Claros, de acôrdo com a lei n.° 473 de 23 de dezembro de 1959." - Afonso Cláudio de Souza Guimarães, engenheiro, bisneto de Francisco Rodrigues Prates, nascido em 1860, irmão do Deputado Camilo Philinto Rodrigues Prates, de Carlos Catão de Sá Prates (1864-1934) e de D. Júlia Prates e Chaves (1872-1937). Feliz 2020, com as bênçãos da Sagrada Família.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84431
De: RICARDO FIGUEIREDO GOMES Data: Sexta 27/12/2019 09:54:54
Cidade: MONTES CLAROS - MG

Com referência a mensagem 84429, poderia exibir melhor o email, não ficou muito claro para mim, mas Padre Henrique, em minha vida teve a maior graça que pude ter.
Quando tinha 08 anos, comecei a frequentar a Igreja Santa Rita, e a ter contato com Padre Henrique, onde fui coroinha até os meus 26 anos. Aos 10 anos meu pai desencarnou, para mim foi um grande abalo em minha vida uma perda irreparável, mas ficou minha mãe (D. Nena), pessoa forte, honesta, amiga, e foi ela que me incentivou a frequentar as reuniões e tornar coroinha, então este Padre, juntamente com minha mãe ensinou-me a viver com dignidade, amor ao próximo, e destas reuniões tirei somente exemplos bons, e sempre Padre Henrique nos dizia "AMAI TEU DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO", então a graça que alcancei vindo de Padre Henrique, foi os ensinamentos que tive, e assim posso ser hoje um homem que prega o bem, mas muito ainda para aprender, OBRIGADO PADRE HENRIQUE, hoje sou o que sou graças a você, que DEUS na sua infinita misericórdia possa confortar o seu espirito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84430
De: Manoel Hygino Data: Sexta 27/12/2019 09:48:55
Cidade: Belo Horizonte

Aventura de viver

Manoel Hygino

O dia de Natal é muito especialmente significativo para o mundo, mesmo o não cristão. Vê-se que, em todas as nações praticamente, faz-se uma pausa para festejar a esperança de dias melhores, de mais amor e paz. Mas também serve para que se extraiam lembranças e meditações sobre os anos já vividos, nem só de alegria e êxitos.

Ao receber o livro de Palmyra Santos Oliveira (Montes Claros, Porteirinha e outros amores meus...) não esperava um reencontro tão caloroso com a cidade em que nasci e com meditação tão afetiva, como aconteceu. A autora, conterrânea, que passou um período tão longo já transcorrido nas duas cidades, estudou na maior delas, ali fez o curso normal e outros, foi professora e diretora de escola e se dá ao prazeroso luxo de recordar – que é viver de novo.

No entanto, o volume tem muito mais conteúdo do que se poderia pensar, além de fotografias, que diria históricas, embora despretensiosas. Até a do Cine Montes Claros, da minha infância. Lá por 1926, José Gomes de Oliveira, irmão da autora, quis assistir a um filme, é claro. O proprietário do estabelecimento não o permitiu, porque o pretenso espectador tinha apenas 10 anos. O pai da criança não titubeou: associou-se a Aristides Lucrécio, seu amigo, abriram uma firma, adquiriram o cinema e, logo, para a estreia, a meninada pôde ver uma “fita”, sem restrições; uma noite, houve distribuição de brindes, como caixas de pó de arroz, brincos e anéis. Cinema mudo, instrumentistas acompanhavam o enredo com músicas românticas, nos filmes de amor, e nas cenas de tiroteio, com melodias mais rápidas.

Pelo que se observa, atravessava-se época mais amável, embora haja registros de assassinatos nas ruas. Meros registros, porque o mais trágico ficou para descrição de outros escritores.

A dinâmica D. Palmyra foi-se adaptando aos novos dias e se inserindo em novas atividades na Academia Feminina de Letras e no Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, para gáudio dos confrades e confreiras. Na abertura de seu livro, ela o dedica “aos meus onze filhos, que criei com muito amor e, por causa dos trabalhos, não os acariciei tanto como queria”.

O marido tinha um caminhão que ele próprio fabricara, usando peças de dois anteriores, já imprestáveis. A família cumpria, como de costume, a romaria até à cidade a Bom Jesus da Lapa, já na Bahia. Uma aventura sem tamanho, e se considerar a estrada de terra, em más condições. Os romeiros iam na carroceria, com bancadas de madeira. “Para não tomar muito sol durante a viagem, as pessoas usavam chapéus de palha de aba larga. Parávamos para fazer o almoço e, à tarde, onde parávamos para fazer o jantar, já era no lugar da pousada para dormir. Carregávamos os utensílios de cozinha, comestíveis, paçoca de carne de sol, roupas de cama, colchões, esteiras, travesseiros etc. As vezes dormíamos duas noites na estrada. Uma das vezes chegamos à Lapa e meu marido, muito cansado, alugou uma casa com muitos quartos. Ficamos na sala e ele queria dormir, mas D. Etelvina em um quarto e o Sr. Zeferino Teixeira em outro não paravam de conversar, embora meu marido pedisse silêncio. Como eles não paravam a conversa, Iozinho levantou e disse: “eu não posso dormir, porque vocês não param de conversar. Vamos embora!”.

D. Palmyra completa 100 anos em 2 de abril de 2020. Será uma festa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84429
De: Giovanni Data: Quinta 26/12/2019 10:55:41
Cidade: M. Claros

Algumas igrejas de M. Claros - cito a do Carmelo e a do Círculo Operário - exibem cartazes com um apelo à população:

"Se você recebeu alguma graça alcançada pela intercessão de Padre Henrique e deseja dar seu testemunho ou queira partilhar algum fato que revela sua vida edificante, escreva e deixe na portaria do Carmelo. Se preferir, envie por email, no endereço [email protected]"

Tentarei explicar, pois vi o aviso na entrada da Capela das Carmelitas Descalcas de M. Claros, anteontem, na Missa que deveria ser do Galo, mas que foi às 21h30m.

(Infelizmente, não houve nos últimos anos a chamada Missa do Galo, que na tradição canônica comemora as grandes datas do Cristianismo - excetuada a minha ignorância. Ocasiões magnas, como a Páscoa e o Natal, têm excepcionalmente 3 missas comemorativas: a da Noite, ou do Galo, a da Aurora, e a do Dia).

Pois bem, voltei lá, a poucos passos da capelinha minúscula onde repousam as relíquias de Padre Henrique e de uma veneranda irmã carmelita.

Voltei na noite que faz fugir as trevas, para o Novo Nascimento do Menino, e tangido pelas lembranças do padre, que pontualmente celebrava a missa à meia-noite, todos os anos, mas que, nos últimos, ignoro o motivo, era às 23h.

Ao entrar, carregado das lembranças do padre que o povo sepultou como santo, deparei-me com o cartaz (peço que publiquem a foto), e entendi.

Busca-se recolher evidências, e certezas, daquilo que o povo sabe, confessa e professa; que padre Henrique é santo, isto é, que viveu separado do pecado.

A coleta de evidências de seus milagres é o primeiro passo para que a Igreja, cedo ou tarde, mais perto do que longe, venha a aclamá-lo, formalmente, santo.

Santo, como São Padre Pio, depois de ouvido, e vencido, o "advogado do diabo", segundo a regra.

Sei de muitas pessoas que recorrem à alma de Padre Henrique, em momentos difíceis, tempestuosos.

Poucos dias após sua morte, uma invocação - em caso dramático - creio que salvou a vida de um jovem afeiçoado, num acidente grave, gravíssimo.

O rapaz está aí, vivo, recuperado; praticamente sem sequelas, num caso em que todas as circunstâncias tramavam contra o último fio da vida.

Revelei isto à irmã do padre, que veio da sua Espanha natal, dias depois da morte, apenas física, despedir-se de quem nunca se despede nunca.

Não estou autorizado a descer a detalhes, mas tenho comigo que Padre Henrique segue conosco, rebuça-nos.

E que pode, e nos ajuda, a todo momento, a um pensamento de nós.

Santo Padre Henrique! - espero poder dizê-lo, um dia, e não secretamente, como faço desde que ele partiu.

Santo, como proclamavam as mães que o levaram, e sustentavam o seu caixão, chorosas, naquele entardecer que sucedeu ao 19 de outubro de 2017.

(Nesta última Noite de Natal, anteontem, Padre Henrique teria feito 89 anos. Há, pois, festas, e motivo de festas, em nossos corações. Amém)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84428
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 24/12/2019 19:17:48
Cidade: M. Claros

Hoje, 24/12/2019, por volta das 08h30, o Sétimo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros, foi acionado para atendimento de ocorrência de colisão entre caminhão e carro de passeio, com duas vítimas presas às ferragens, na BR 365, KM 25, Zona Rural de Montes Claros/MG.
No local foi constatado se tratar de um Caminhão VW Baú, cor branca, placa NZW 3028, da cidade de Pintadas/BA, que havia saído da pista e capotado em uma ribanceira de aproximadamente 15 metros de altura.
Eram duas vítimas, já fora do caminhão, sendo o condutor, Sr V. F. A. de 47 anos de idade e o passageiro Sr. R. M. A. de 58 anos de idade. O condutor se encontrava deitado ao lado do veículo capotado, apresentando várias escoriações pelo corpo, suspeita de fratura de bacia e trauma torácico. O passageiro se encontrava deambulando próximo ao veículo acidentado, apresentando várias escoriações pelo corpo, além de Traumatismo Crânio Encefálico. Ambas as vítimas receberam os primeiros socorros ainda no local, pelas equipes dos Bombeiros e Suporte Avançado do SAMU. Elas foram imobilizadas com equipamentos apropriados e, utilizando técnicas de salvamento terrestre, foram içadas para a margem da rodovia, onde foram repassadas para a equipe da aeronave Arcanjo 08, que fez suas conduções para uma unidade hospitalar em Montes Claros/MG.
O veículo de passeio que inicialmente poderia estar envolvido no acidente, era transportado, juntamente com uma mudança, dentro do baú do caminhão acidentado, vindo a ser arremessado para fora do baú durante o capotamento.
A Polícia Rodoviária Federal compareceu para registro da ocorrência de trânsito ficando responsável pelo local, para adoção das demais providências cabíveis.

FRANCISCO SÁ

Por volta da 10h50min, enquanto o Corpo de Bombeiros finalizava as operações na ocorrência anterior, um novo acionamento aconteceu para atendimento a ocorrência de acidente na BR 251, KM 474, Zona Rural de Francisco Sá/MG.
Trava-se de um Caminhão carregado de melancia que havia capotado na descida de uma serra, causando a morte do seu condutor, Sr R. S. G. de 20 anos de idade. Segundo testemunhas, o veículo descia a serra em alta velocidade, aparentando estar “sem freios”, quando em uma curva, veio a se chocar contra o barranco, capotando na rodovia.
Após liberação da perícia da Polícia Civil, a guarnição de Bombeiros retirou as ferragens da vítima, resgatando seu corpo que foi deixado aos cuidados de um agente funerário, para transporte ao Instituto Médico Legal de Montes Claros/MG.
A Polícia Rodoviária Federal compareceu para registro da ocorrência de trânsito ficando responsável pelo local, para adoção das demais providências cabíveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84427
De: José Ponciano Neto Data: Terça 24/12/2019 09:16:44
Cidade: Montes Claros- MG

Em 24 de Dezembro comemoramos o Dia do Órfão - Milhares de órfãos perambulam pelo mundo, sem Lar, nem Amor, obrigados a sobreviver nas piores situações de rua. Há 23 anos (1996), havia milhões de crianças órfãs, vítimas de muitas guerras que assolavam o mundo. As guerras são sempre produto da ambição ou do orgulho de homens inescrupulosos que exploram a indústria e o comércio de armas, visando o próprio enriquecimento. As crianças são as maiores vítimas dos conflitos, as que sofrem as piores consequências.
24 de Dezembro é também o Dia Mundial do Perdão - Às vésperas do Natal, temos um dia reservado à humildade de se perdoar alguém, para que iniciemos uma série de festejos com a alma mais próxima da purificação.
Lembramos que amanhã de 25 de Dezembro completará 377 anos do nascimento do Gênio Isaac Newton, considerado um dos maiores cientista de todos os tempos. Foi ele quem deu uma explicação completa ao movimento e à forma como as forças atuam. A descrição está contida nas suas três Leis: Inércia, Força e Ação e Reação.
Diante das teorias do gênio. - O que podemos fazer para os Órfãos e pelo perdão para que não exista reação?
Nas comemorações do nascimento do “menino Rei”, orem e cante os “parabéns pra você”, pois, o Rei dos Reis perdoa e olha para os Órfãos de maneira em geral.
Em tempo: Hoje vou começar “furar saco” nas folias da Comunidade Rural de Mandacaru – mais tarde as orações em minha casa junto ao presépio. - “A Trindade seja louvada .´.”

(*) José Ponciano Neto é devoto dos “Reis Magos”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84426
De: Prefeitura Data: Segunda 23/12/2019 14:55:59
Cidade: Montes Claros

Transporte coletivo de Montes Claros ganha novos ônibus - Bruno Albernaz - Montes Claros recebeu nesta segunda-feira, 23, dez novos ônibus, que serão agregados à atual frota do transporte coletivo da cidade. Os veículos novos são os primeiros que chegam para substituir paulatinamente os ônibus atualmente em circulação, cumprindo uma das exigências do processo licitatório realizado este ano.
Os novos ônibus possuem ar condicionado, piso rebaixado, motor traseiro (que irá reduzir o ruído para o motorista) e GPS, permitindo o monitoramento em tempo real de sua localização. Esse monitoramento será utilizado, a princípio, pela MCTrans, mas posteriormente todos os usuários do serviço poderão localizar os veículos, através de aplicativos. Por exigência contratual, o consórcio gestor do transporte coletivo na cidade deverá aumentar o número de veículos em circulação, dos atuais 130 para 156. Além disso, a frota deverá ser renovada a cada 5 anos durante a vigência do contrato, que é de 20 anos.
Outra exigência que deverá ser cumprida pelo consórcio Mocbus será o transporte gratuito de passageiros em datas comemorativas, como o aniversário da cidade e o Reveillón.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84425
De: Manoel Hygino Data: Segunda 23/12/2019 13:59:10
Cidade: Belo Horizonte

A fisionomia de Jesus

Manoel Hygino

O Natal é muito próprio para indagações de toda espécie sobre o protagonista maior do cristianismo. Pretendera eu rabiscar algumas informações sobre o nascimento de Jesus, o lugar em que começou a vida terrena, mas achei que o tema deveria servir a milhares de cronistas Brasil afora, sendo perfeitamente dispensável o que eu poderia produzir.
Decidi datilografar algumas linhas sobre a sua fisionomia, tão variada na imensa criação de pintores ocidentais. Todos certamente gostariam de conhecer como era o rosto de Jesus, já que em sua época não havia fotógrafos ou fotografia.
Recorri, mais uma vez, ao confrade na Academia Mineira de Letras, Pedro Rogério Moreira, que se propôs focalizar outros aspectos da vida do menino de Belém, além do que fizera sobre aquelas terras, pessoas e episódios, em “O livro de curiosidades da Bíblia”. Ele admite problemas, mas registrou:
“Fisionomia do mestre: Difícil de recompô-la. Os evangelistas que conheceram Jesus (Mateus, Marcos e João) não deixaram uma descrição das feições do Mestre. Tampouco São Pedro, que era o chefe dos apóstolos, nada mencionou em suas Epístolas”.
E houve históricos empecilhos: Como a Ortodoxia judaica proibia toda e qualquer representação de seres vivos, com receio de idolatria, nenhum de seus contemporâneos ousou o campo artístico para fixar a figura de Jesus.
Conta Pedro Rogério: “Os partidários da beleza fisionômica de Jesus se basearam na profecia atribuída a Salomão, que diz: Sois belo, o mais belo dos filhos dos homens (Salmos 44.3). Aqueles que diziam que Jesus era feio se fundamentaram em outra profecia: Cresceu diante dele como um pobre rebento enraizado numa terra árida/não tinha graça nem beleza para atrair nossos olhares/e seu aspecto não podia seduzir-nos (Isaías 53.2).
O tempo se encarregou de dar a aparência que atualmente dele se tem. Só a partir dos séculos II – III apareceram pinturas do rosto de Jesus, baseadas não em dados históricos, mas idealizadas por seus criadores (Vida de Cristo, de Raciotti, p.181 e seguintes). A iconografia consagra Jesus de cabelos compridos. Mas o apóstolo Paulo criticou assiduamente essa moda, o que pode levar o leitor a crer que Jesus usava cabelos curtos (I Coríntios 11.14).
O mais importante, o fundamental, é que cada cristão tenha do Mestre a impressão herdada de velhas gerações depois de sacrifício no Gólgota. Predomina o sentimento sobre suportar a dor e todo martírio, porque assim era a vontade de Deus. Contra ela não se rebelava ou se insurgia, porque consciente de que cumpria a vontade do Pai, mais alta e divina, viera para cumprir destinação elevada e sublime, que exigia sangue e suor, e da qual não poderia esquivar-se ou afastar-se.
De um modo geral, os gênios da pintura ocidental souberam captar este sentimento sublime de submissão à vontade superior.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84424
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 22/12/2019 07:50:06
Cidade: Montes Claros- MG

Natal com Água - Mesmo com a pluviosidade baixa dos últimos meses de 2019 a barragem de Juramento-MG armazenou em torno de 4.590.000 m³ a mais do registrado no fim da estiagem.

Porém, os rios, não só da região, ainda estão abaixo da capacidade de produção. Isto, devido as grandes áreas ocupadas com a silvicultura (eucalipto e pinus) clavada em áreas de recargas e nascentes, além das captações NÃO outorgadas que retiram água sem o controle dos órgãos fiscalizadores.

Mas, uma boa noticia veio aliviar os montesclarinos que irão ficar por aqui durante as festas de Natal. A Copasa promulgou a suspensão do rodízio nos dias 24 e 25 deste mês.

Tomara que as previsões de chuvas até Reveillon 2020 se concretizem, e os foliões tenham mais água nas torneiras aos modos do Natal.

Tabela acima:


REGIÃO 1 - Alto da Boa Vista, Augusta Mota, Clarice Ataíde, Conjunto Havaí, Conjunto José Carlos de Lima, Delfino Magalhães, Dr. Antônio Pimenta, Dr. João Alves, Floresta, Francisco Perez, Jaraguá I, Jardim Alegre, Jardim Liberdade, Jardim Palmeiras, Jardim Primavera, Jardim São Geraldo, JK, Major Prates, Maria Cândida, Morada da Serra, Morada do Parque, Nova América, Parque Jardim Morada do Sol, Planalto, Planalto Prolongamento, Raul Lourenço, Recanto das Águas, Residencial Minas Gerais, Residencial Monte Cristal, Residencial Monte Fiore, Santa Lucia I e II, Santo Antônio I, São Lucas, Universitário, Vargem Grande II, Vila Sion, Vila Telma, Vilage do Lago l e II Vargem Grande II.

REGIÃO 2 - Acácia, Alterosa, Amazonas, Canelas I e II, Chiquinho Guimarães, Cidade Industrial, Ciro dos Anjos, Conjunto Habitacional Joaquim Costa, Cristo Rei, Dona Gregória, Edgar Pereira, Independência e Adjacentes, Jaraguá II, Jardim Brasil, José Corrêa Machado, Mangues, Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Nova Suíça, Novo Jaraguá, Residencial Vitória I e II, Santa Rafaela, Santo Inácio, Santos Dumont, São Bento, São Judas I, Brasília, Vila Campos, Vila Greicy, Vila João Gordo, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Real, Vila Santa Cruz, Condomínio Moradas Montes Claros, Nova Suíça, Santo Expedito.

REGIÃO 3 - Barcelona Park, Bela Vista, Belvedere, Camilo Prates, Cândida Câmara, Eldorado, Fazendas, Funcionários, Gran Royalle Pirâmide, Ibituruna, Jardim Alvorada, Jardim Europa, Jardim Olímpico, Jardim São Luiz, Lurdes, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, Nova Morada, Novo Delfino, Olga Benário, Panorama I e II, Parque jardim Olímpico, Ponta do Morro, Residencial Montes Claros, Residencial Sul e Sul Ipês, Residencial Vila do Cedro, Sagrada Família, Santa Eugênia, Santo Amaro, Santo Antonio ll, São Geraldo ll, São Judas II, Sumaré, Todos os Santos II, Vila Anália, Vila Atlântida, Vila Castelo Branco, Vila Ipiranga, Vila Mauricéia, Vila Oliveira, Vila Santa Maria, Conjunto Habitacional Bandeirantes.

REGIÃO 4 - Alcides Rabelo, Alice Maia, Alto São João, Bela Paisagem, Carmelo, Centro, Clarindo Lopes, Cintra, Esplanada, Guarujá, Interlagos, João Botelho, Melo, Monte Alegre, Monte Carmelo, Renascença, Regina Peres, Roxo Verde, Tancredo Neves, Todos os Santos, Santa Laura, Santa Rita I e II, Santos Reis, Santa Cecília, São José, Vera Cruz, Vila Antônio Narciso, Vila Áurea, Vila São Francisco de Assis, Vila Exposição, Vila Regina, Vila Tiradentes.

REGIÃO 5 - Bairros: Distrito Industrial. (somente as indústrias).


(*) JOSÉ PONCIANO NETO é Articulista - Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros – Vice presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas -Consultor Ambiental – Especialista em hidrometria – Conselheiro no Parque Estadual da Serra do Cabral e Parque Nacional da Sempre Viva.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84423
De: Manoel Hygino Data: Sábado 21/12/2019 09:56:51
Cidade: Belo Horizonte

O poeta maior

Manoel Hygino

Antes que 2019 desabasse no precipício do calendário, aconteceu o que não esperava este redator de temas múltiplos. Editou-se, em Brasília, “Camões”, uma antologia do maior poeta de língua portuguesa de todos os tempos, iniciativa da Thesaurus e de Victor Alegria, proprietário da empresa, para os que por aqui tenham amor à “última flor do Lácio”, como Bilac classificou a língua que falamos.

Anderson Braga Horta, organizador da Antologia, é mineiro de Carangola. Filho de pais poetas (o genitor fora ali juiz da comarca), enuncia na introdução simpáticos pormenores da vida do poeta. Grande amoroso e “gente de guerra”, teve Camões vida fantasticamente aventurosa. Lutou na África e Ásia: perdeu uma vista em batalha; esteve preso diversas vezes, constando que numa das celas por que passou compôs o seu poema.

Submetido às críticas, que não deixam em sossego mesmo os gênios, Camões passou a ser o que é e o que representa, apesar da omissão dos que preferem o entretenimento fácil e falaz. Mas se há de convir com Anderson: “releva assinalar que é considerado o fixador da língua portuguesa”, moldada em verso e prosa por sucessivas gerações; vencendo os séculos, o vate ajudou a consolidá-la, sendo o clássico por excelência, no dizer do próprio poeta carangolense, escritor de vasta cultura.

Em tempos não remotos, aprender Camões e apreciar a beleza e grandeza de sua obra era algo obrigatório, impostergável. Ai daquele que nos vestibulares se apresentasse às bancas examinadoras sem o imprescindível conhecimento! Ele era tão relevante quanto a sua obra, esta uma síntese da história de Portugal. Ainda bem que é assim, porque nos liga intimamente à gente que, na península ibérica, construíra sua pátria e a língua transmitida a demais continentes e que, mutatis mutandis, é a que falamos.

O escritor de Carangola observa, com muita propriedade: “a língua e a poesia de Camões constituem uma força de coesão, fonte prima a que subamos com frequência para nos protegermos das forças de dispersão – que são muitas, que são insidiosas, que são de algum modo naturais num mundo que explode em crescimento demográfico e tecnológico, em convergências e desarmonias”.

Mas Anderson adverte, e nós o seguimos integralmente: “hoje, o que nos preocupa são os germes de dissolução, que tendem a pulverizar o ordenamento fora do qual o pensar pode tornar-se uma falácia, o belo uma coisa irreal, ininteligível ou piegas, o ético não mais que pruridos igualmente sentimentais, a nos afastarem das materialidades grosseiras que são a menina dos olhos dos deslumbrados com o que qualquer moeda pode adquirir”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84422
De: Daniela Data: Sábado 21/12/2019 07:26:26
Cidade: Gatineau/QC

Mensagem para o Ucho: 20 anos de Camino Ultreya! Dani Mello e Nessa.
Telefone: (18) 193284273

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84421
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 21/12/2019 05:45:17
Cidade: M. Claros

Na noite desta sexta-feira, 20/12/2019, por volta das 22h30min, três guarnições do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar em Montes Claros chefiada pelo Sub Tenente Claudionor deslocou até a BR 135, bairro Vila Tema em Montes Claros, onde atendeu ocorrência de colisão entre um caminhão e dois veículos de passeio, gerando um total de 10 vítimas, sendo duas em estado mais grave e 8 apenas com escoriações e ferimentos leves. Segundo informações. O caminhão Volks Placa OKJ6G21 Brasil de cor azul, carregado com telhas e piso de cerâmica. conduzido por Luiz Dias André, 39 anos com ferimentos leves, por motivos desconhecido perdeu os freios e controle direcional do veículo vindo a colidir na traseiras dos veículos Honda Fit placa BAX 6756 de cor preta, da cidade de são Bernado dos Campos – SP, conduzido por Patrícia Souza Gonçalves, 26 anos, com ferimentos leves e o veículo Fiat Touro de cor branca, da cidade de São Paulo – SP, conduzido Adilson souza Barros, 39 anos, com ferimentos leves. As vítimas foram atendidas e conduzidas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, e Eco 135, sendo triadas pelo médico do SAMU, Dr. Cedrin, que também se encontrava no local. O Corpo de bombeiros empenhou no local um efetivo de 07 militares, tripulando 03 viaturas, sendo que ainda teve o apoio da Polícia Militar e duas equipes do SAMU.
OBS: os veículos transitivam de São Paulo para Bahia
Fiat Touro: Eliene Silva Oliveira, 35 anos, fer. grave
Luciene Oliveira Barros, 10 anos fer.grave
Adilson souza Barros, 39 anos, fer. leve
Lucas Oliveira Barros, 15 anos, fer. leve
Gabriel Barros Souza Amaral, 14 anos, fer. Leve.
Honda Fit: Patrícia Souza, 26 anos, fer. Leve
Felipe Rodrigo de Souza Gonçalves, 29 anos. fer.leve
Valdemir Nunes de Souza, 48 anos, sem ferimentos
Solange Silva Araujo, 43 anos, sem ferimentos
Caminhão Volks: Luiz Dias André, 39 anos, fer. leves

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84420
De: Prefeitura Data: Sexta 20/12/2019 16:20:40
Cidade: Montes Claros

(...) Em Montes Claros, foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 24, véspera de Natal. Confira o que funcionará nesses dois dias: Coleta de lixo – Funcionará normalmente. Mercado Central e Sul – Funcionarão, no dia 24 e 25, até as 12 horas. Ceanorte - Não abrirá na terça, quarta e quinta-feira (dias 24, 25 e 26). Parques Municipais – Funcionarão normalmente, das 6 às 22 horas. Saúde - O Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros tem atendimento prioritário 24 horas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84419
De: Manoel Hygino Data: Sexta 20/12/2019 08:56:13
Cidade: Belo Horizonte

Investigação sem fim

Manoel Hygino

Os fatos cotidianos dão o que pensar. Em meados deste mês, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco, com apoio de policiais militares, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra a maioria dos vereadores de uma das mais prósperas cidades mineiras. O presidente da Câmara era um dos investigados por suspeita de participação em um esquema que desviava recursos de verba indenizatória a que os vereadores têm direito para custear a atividade parlamentar. Também se investigava a possível ação fraudulenta na contratação de empresa para prestar serviço de vigilância à edilidade.

Ora, se o episódio se deu numa cidade das dimensões de Uberlândia, uma das maiores de Minas, com arrecadação expressiva no contexto dos municípios do Estado, imagine-se o que ocorreria com as menores, com reduzido poder de reação da população e de que, geralmente, não partem, por motivos compreensíveis, demandas ao Ministério Público.

O problema é que, ao contrário do que imagina o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, não foi a “Lava Jato” que destruiu empresas no país, como a Odebrecht. Em verdade, não são os organismos investigadores que arruínam os que abusam da corrupção nos negócios com a administração pública, porque aqueles já se tinham estigmatizado por origem.

Corrupção não é privilégio brasileiro, cabendo-nos estirpá-la de nossos costumes, mesmo admitindo com Cícero que “consuetudo est quasi altera natura”.

Não é hora de blasfemar por ações da Lava Jato, operação que ainda não terminou e que, pelo contrário, deveria ser estimulada a permanente atuação para expurgar a corrupção de nosso meio. Ainda esta semana, a força-tarefa do Paraná apontou para um novo rombo. Agora é o caso de pagamento de pelo menos US$ 3.402 milhões em propinas, em contratos celebrados entre a Petrobras e a Maersk para locação de navios.

As informações são de que a empresa dinamarquesa foi um – prestem atenção – dos alvos da setuagésima etapa desencadeada pela Lava Jato. Setuagésima, repito. E, como de vezes anteriores, visando apurar casos de organização criminosa e lavagem de dinheiro, vinculadas a fretamento de embarcações.

Nada escapou à voracidade dos criminosos durante longo tempo. A operação de agora, como divulgado, é de número setenta e, evidentemente, há muitíssimo mais a investigar. Ninguém tem dúvida a respeito. Inúmeros dilapidadores do dinheiro e dos bens públicos ainda têm de prestar contas de seus atos, a despeito do interesse de muitos maus brasileiros, que prefeririam ver sepultados os projetos e planos da Lava Jato. Terão de esperar.

O mexicano Jorge Castañeda, já bem conhecido, critica as esquerdas do continente por crises econômicas, promessas não cumpridas e graves casos de corrupção, achando que quanto ao último item era questão para as elites latino-americanas. Conclui: “Não é verdade. Corrupção é algo tão enraizado no continente que somos todos vulneráveis”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84418
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 20/12/2019 06:46:14
Cidade: Montes Claros

(...) Na madrugada desta sexta-feira, 20/12/2019, por volta das 03h30min, duas guarnições de combate a incêndio do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar em Montes Claros, deslocaram até a Av. Independência, n° 5274 , bairro Independência no anel rodoviário em Montes Claros-MG, para atender uma ocorrência de incêndio em estabelecimento comercial sem vítimas. No local tratava-se de um incêndio em um pequeno galpão denominado Tapeçaria Sergipe onde as chamas já se encontravam em altas proporções consumindo grande quantidade de matéria prima de estofados (espuma, tecido, madeira, pelúcia, maquinário, entre outros) localizadas em seu interior ameaçando se propagar para a edificação vizinha. Diante da situação, com a utilização de equipamentos adequados foi montado um estabelecimento com três linhas de ataque e devido as características do incêndio os militares efetuaram um ataque envolvente debelando as chamas em aproximadamente quarenta minutos de combate utilizando 10.000 litros d`água. Na sequência foram realizados os trabalhos de rescaldo e isolamento do local deixando o mesmo aos cuidados do proprietário que encontrava-se presente. Obs. Houve danos a estrutura como desabamento do telhado de amianto, rachaduras e quedas de paredes sendo proprietário orientado a procurar um engenheiro civil para melhor avaliação da estrutura.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84416
De: Polícia Militar Data: Terça 17/12/2019 17:19:15
Cidade: Montes Claros

(...) Nesta terça-feira (17), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da Décima Primeira Companhia de Policiamento Rodoviário (11ª Cia PMRv), com o apoio de guarnições da Décima Primeira Região da Polícia Militar (11ª RPM) e da Terceira Base Regional de Aviação do Estado (3ª Brave), apreendeu, em Montes Claros, 65 (sessenta e cinco) tabletes de maconha que estavam escondidos em um automóvel com placas de Janaúba.
O veículo, abordado durante a Operação Natalina, no km 375 da BR-135, estava ocupado por dois homens.
Durante a abordagem, os militares solicitaram a documentação do motorista, do passageiro e do automóvel, bem como a abertura do porta-malas, uma vez que o condutor apresentou nervosismo e suspeição. Quando ordenado para descer do carro, o motorista empreendeu fuga, sendo o veículo perseguido por viaturas da 11ª Cia PMRv.
Após intenso rastreamento, inclusive com o empenho do helicóptero Pégasus, da 3ª Brave, e de cães farejadores, os suspeitos, já identificados, abandonaram o veículo na Rua Sol Nascente, Bairro Alto Boa Vista. Em seguida, fugiram para um matagal e ainda são procurados.
A droga estava escondida no porta-malas, foi apreendida e entregue na Delegacia de Polícia Civil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84415
De: José Ponciano Neto Data: Terça 17/12/2019 15:51:56
Cidade: Montes Claros-MG

Acaba de falecer em Montes Claros o Jornalista e empresário Elias Siuf, que fez historia em Montes Claros com a fundação da saudosa ZYD-7, Rádio Sociedade do Norte de Minas , do Grupo Bandeirante e pioneiro da TV Montes Claros (1970), também do Grupo Bandeirante hoje InterTV do grupo Globo.
Ocupou vários cargos na Prefeitura de Montes Claros – deixa a esposa Vera e dois filhos Hervê Campos Siufi e Caíco Campos Siuf e neto.
Meus pêsames a família enlutada.

(*) José Ponciano Neto – Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84414
De: Manoel Hygino Data: Terça 17/12/2019 09:00:31
Cidade: Belo Horizonte

Perguntas sem respostas

Manoel Hygino

Este é o momento de as pessoas, as famílias, os detentores de algum tipo de poder, os ocupantes dos pequenos cargos e as autoridades mais altas nas diversas esferas da administração pública fazerem o balanço do que fizeram no ano que finda e programar o que falta para o que chega. É a ocasião de balanço – sincero, isento, íntimo. Será que fizemos tudo o que podíamos e devíamos? Omitimo-nos, perdemo-nos no caminho e fomos levados a desvios? E o que nos permitiu em êxitos? É uma prestação de contas, um exame de consciência.

Em torno de nós – os fatos, como são: duros, cruéis às vezes, mas fundamentais aos julgamentos, auxiliando na tomada de posições e definições para o ano que logo terá início. Não é bom alvitre tentar enganar os outros e a si mesmo. Pecado imperdoável!

Em primeiro lugar, porque se sabe perfeitamente que mais ficamos devendo do que conseguimos concretizar. E o ser humano nunca se satisfaz; quer e, seguidamente, precisa de mais e, ainda, mais crescem suas expectativas.

Nosso time foi mal no campeonato, as crianças não tiveram bons resultados na escola – seja no primário, seja na universidade, os débitos bancários se elevaram, não pagamos como desejado os compromissos... e ainda há gente doente em casa precisando de atenção médica e, talvez, do atendimento hospitalar? E há, ainda, os tributos a serem quitados, mesmo que o poder público não corresponda com eficiência a nossos pedidos e reivindicações.

Num espectro mais amplo, constatamos que o entorno rodoviário de Belo Horizonte permanece um matadouro de pessoas, sem que se tomem providências, embora prometidas. O metrô não foi ampliado como necessário e anunciado pelas autoridades competentes. Põem-se em dúvida a competência, ou que se chama “vontade política”... pois o de Caracas, na sofrida Venezuela, foi parcialmente financiado pelo Brasil.

Nem desejaria falar na BR-381, a sempre lembrada Rodovia da Morte. Promessas se fazem, são renovadas por outros protagonistas da história mais recente da República.

A importante rodovia fica no mesmo. Não é tanto. Poder-se-ia perguntar: quantos metros foram realmente construídos durante o calendário, enquanto aumentavam quilometricamente as notícias sobre corrupção nesta nação abençoada por Deus. E se não fosse?

Lembro: em maio de 2014 – decorridos mais de cinco anos – a presidente Dilma Rousseff assinou ordem de serviço para duplicação dos 330 quilômetros da 381, entre a capital e Governador Valadares. Não funcionou. A rodovia inconclusa soma as estatísticas de acidentes e aumenta o número de vítimas. Para 2020 faltam dias.

Não posso terminar sem referir-me à indefinição da prisão de condenados em segunda instância. Quanto já pagou o poder público, isto é, o contribuinte brasileiro para manter o debate aceso? Mais de duzentas nações aprovam a prisão em primeira e segunda instâncias. Ficamos entre os que não querem decidir e todo o mundo sabe o porquê. Pergunta-se como Cícero: Quosque tandem? Até quando?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84413
De: Ministério Público Data: Quinta 12/12/2019 07:17:39
Cidade: Belo Horizonte

Ministério Público - Vereadores e empresários são presos em operações que apuram fraude em contrato e desvio de verbas de gabinete em Uberlândia - O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu, nesta segunda-feira, 16 de dezembro, 41 mandados de prisão contra empresários e vereadores de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, além de 41 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e no gabinete da presidência da Câmara. Dos presos, 20 são vereadores. Outros dois mandados de prisão, contra um vereador e um empresário, ainda não foram cumpridos, e os alvos são considerados foragidos. As investigações envolvem as suspeitas de fraude em contrato de segurança da casa legislativa (contratação de vigilantes "fantasmas") e de desvio de verbas de gabinete para suposta contratação de serviços gráficos, por meio de emissão de notas fiscais ideologicamente falsas pelas empresas. Durante as buscas, foram apreendidos materiais, computadores e documentos que farão parte das apurações, além de R$160 mil em espécie e R$800 mil em cheques, encontrados na casa do presidente da Câmara de Vereadores, e de um montante equivalente a R$ 1 milhão em espécie (reais, euros e dólar), na residência de uma das vereadoras investigadas. As operações desta segunda-feira foram denominadas de "Guardião" e "Má Impressão".

***

Agência Brasil - Vereadores de Uberlândia são alvo de operação contra fraudes - Por Alex Rodrigues - Promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), e policiais militares estão cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão contra pelo menos 20 dos 27 vereadores de Uberlândia. Servidores e funcionários terceirizados também são alvos da operação deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje (16). Ao todo, a Justiça estadual expediu 40 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão. O presidente da Câmara, Hélio Ferraz (PSDB), é um dos investigados por suspeita de participação em um suposto esquema que desviava recursos da verba indenizatória a que os vereadores têm direito para custear a atividade parlamentar. Os promotores também investigam um suposto esquema fraudulento na contratação da empresa que presta serviço de vigilância ao Legislativo municipal. Servidores da Câmara confirmaram à Agência Brasil que policiais e promotores estiveram no gabinete da presidência por volta das 6h30. Após cerca de 20 minutos vasculhando o local na companhia de parte dos seguranças da Câmara que estavam de serviço, os agentes deixaram o prédio levando documentos e computadores usados por Ferraz e por seus assessores. Além da apreensão de documentos, a Justiça também autorizou a prisão temporária do presidente da Câmara. Ainda segundo os servidores ouvidos pela reportagem, a chefe da Segurança da Câmara está entre os detidos esta manhã. Ela foi encontrada em sua casa. Os mandados já executados contra os demais vereadores investigados também foram cumpridos nas residências destes. Procurada, a assessoria da Câmara disse que o Parlamento não foi oficialmente notificado e aguarda mais detalhes oficiais sobre o objetivo da operação para se manifestar. A reportagem não identificou os advogados dos vereadores e servidores alvos da ação. Nem o Ministério Público estadual, nem o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) se pronunciaram até o momento. O processo corre em segredo de Justiça.
Antecedentes
A ação é um desdobramento da chamada Operação O Poderoso Chefão, realizada em 25 de outubro – mesmo dia em que o Gaeco deflagrou outras duas operações (Mercúrio e Torre de Babel). Na ocasião, dois vereadores de Uberlândia foram detidos: Alexandre Nogueira (PSD) e Wilson Pinheiro (PP). Nogueira, que desde o dia 2 de dezembro cumpria prisão domiciliar graças a um alvará judicial, voltou a ser detido hoje e levado para a delegacia de Uberlândia. Um terceiro vereador que já vinha sendo investigado, Juliano Modesto (SD), já tinha sido detido em 15 de outubro, alvo da primeira fase da Torre de Babel. Os três já estavam afastados dos cargos. Inicialmente, a Operação O Poderoso Chefão investigava suspeitas de irregularidades na contratação da Cooperativa dos Transportadores de Passageiros e Cargas de Uberlândia (Coopass). Em outubro, quando Nogueira e Pinheiro foram detidos, o promotor Daniel Marotta Martinez disse a jornalistas que, só em 2016, foram desviados ao menos R$ 7 milhões dos cofres municipais por meio do contrato com a cooperativa. Na mesma ocasião, o promotor afirmou que os investigados integravam uma “organização criminosa” que dominou o serviço público de transporte entre 2007 e 2018. Já o promotor Adriano Bozola acusou o vereador Alexandre Nogueira de ser o verdadeiro responsável não só pela Coopas, mas também pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), outra cooperativa que chegou a substituir a primeira após o então prefeito, Gilmar Machado (PT), cancelar o contrato com a Coopas.


***

Estado de Minas - Câmara de Uberlândia: Justiça manda prender 20 dos 27 vereadores - A Câmara Municipal de Uberlândia, no Triângulo mineiro, vive uma situação inusitada, a maioria de seus vereadores, 20 dos 27 parlamentares, estão presos ou com prisão decretada pela Justiça. Grande parte ( 17) por meio de operação deflagrada nesta segunda-feira. Três já haviam sido detidos em outubro passado. Os parlamentares eleitos em 2016 são são alvo de operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPE) que investiga desvio de dinheiro público - por meio de verba de gabinete, contratação irregular de empresa de segurança, de limpeza e de uma gráfica. O valor total do prejuízo aos cofres públicos ainda não foi divulgado. Só na gráfica, estima-se que o prejuízo gire em torno de R$ 4 milhões.
Bagunça e perplexidade
Na manhã desta segunda-feira, a reportagem do Estado de Minas conversou com dois funcionários da Câmara de Uberlândia, que tem cerca de 500 servidores, que resumiram como estava o ambiente na Casa: ` bagunça`, disse um, e ` de perplexidade`, completou o outro. Um dos funcionários contou à reportagem que por volta das 6 horas da manhã desta segunda-feira um grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPE, esteve no gabinete do presidente da Câmara de Uberlândia, Hélio Ferraz (PSDB), conhecido como o Baiano, e ``levou tudo do gabinete", se referindo a computadores, documentos e outros objetos apreendidos.
A sede do Legislativo municipal, segundo esse funcionário ouvido pela reportagem, foi o único local alvo de busca e apreensão na manhã de hoje. Os demais mandados foram realizados nas casas dos vereadores que presos em suas respectivas residências, e de outros envolvidos na suspeita de corrupção. Ao todo foram expedidos pela Justiça 40 mandados de prisão - as identidades dos demais envolvidos, além dos vereadores, não foram divulgadas- e 42 mandados de busca e apreensão.
Entenda o caso
A operação do MPE nesta segunda-feira é o desdobramento de outra realizada em outubro deste ano, batizada de O Poderoso Chefão, que resultou na prisão dos vereadores Alexandre Nogueira (PSD), Juliano Modesto (suspenso do SD) e Wilson Pinheiro (PP), que permanecem afastados dos cargos. No lugar desses três vereadores, assumiram suplentes. Segundo as primeiras informações do Ministério Público Estadual (MPE), Nogueira e Modesto são novamente alvos da operação de hoje. Nogueira estava em liberdade, sob uso de tornozeleira, desde a última sexta-feira (13), data em que a Câmara de Uberlândia entrou em recesso (férias). O Legislativo só voltará a funcionar em 2 de fevereiro do ano que vem. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84412
De: Manoel Hygino Data: Domingo 15/12/2019 11:48:13
Cidade: BH

Gente que escreve

Manoel Hygino

Montes Claros, ponto de passagem dos que, procedentes do Nordeste, procuravam melhor sorte no que chamam de Sul, transformou-se no grande polo econômico de vasta região de Minas e no limite da Bahia para cima.

Minas Gerais, liderando vários ramos de atividades econômicas, não ficou nisso, pois se orgulha de sua cultura e arte, contando com prestigiosas entidades de cultivo do mais belo que há em termos de sentimentos e pensamentos.

Nela, há atuantes o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, o Instituto Histórico e Cultural das Polícias Civis, a Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas, a Academia Montes-clarense de Letras, a Academia Feminina de Letras, a Academia de Ciências, Letras e Artes do São Francisco, a Associação dos Repentistas e Poetas Populares do Norte de Minas, o Grupo das Amigas da Cultura e o Grupo da Confraria de Prosa.

Em matéria para a revista Memória CULT, em novembro, eu ressaltava que a cidade sempre cresceu e buscou aperfeiçoar-se, enfrentando notórias adversidades. Hoje, lá existem universidades, institutos de educação técnica, emissoras de rádio e televisão, jornais e revistas, sendo berço de figuras importantes das artes, da cultura e nas atividades políticas e sociais. Não esquecer a editora Millennium do Dário Teixeira Cotrim, polivalente e vitorioso em seus projetos, conquistando espaço desde que chegado de Guanambi (BA).

Deste modo, torna-se a este cronista fácil alinhavar o presente texto. Por oportuno, lembro que, este ano, Waldir de Pinho Veloso, professor universitário, lançou o “Direito Notarial e Registral: tabelionato de notas”, livro com 554 páginas. Destinou-se aos operadores de Direito, mas também a quantos se preparam para ingressar nesse mundo tão especial. Trabalho técnico, publicado pela Juruá, de Curitiba.

De solo assim tão fecundo, surgem poetas como Dóris Araújo, nascida sob signo de Áries, formada em Letras – Português/Francês -, dedicada ao magistério por mais de 25 anos, que se impregna de poesia e se devota a recitais em seus melhores instantes. Há algo melhor do que isso? Eleva-se quem o faz, e a quem se dá ao prazer de apreciar.

Com vários livros publicados, sempre com boa receptividade, participa das atividades literárias, com a mesma intensidade com que se interessa pela cultura. O escritor Domingos Diniz, que não está mais entre nós, da Comissão Mineira de Folclore, afirmava que Dóris trabalha a palavra à exaustão. Mas ela se obstina na lapidação, pois já traz a matéria-prima dentro de si. E faz a joia.

Dóris sabe das coisas e das pessoas, como registra no novo livro “A poética do olhar”. Assim, escreve sobre “O que é feio”: “É silenciar por omissão/é carregar ódio nas algibeiras/Feio é todo gesto de opressão/é por um nada perder as estribeiras/Feio é a exclusão por preconceito/é descumprir com a obrigação/Feio é negar ao outro um direito/é não saber compartilhar o pão”. Assim por diante.

E há “Jogue Fora: “Jogue fora tudo o que não lhe convém/jogue fora a ira, a revolta, o rancor/Tudo o que for contra a lei do Amor/O que entulha sua Alma de dor/Jogue fora a vaidade desmedida/Não seja uma pessoa ressentida/Jogue fora tudo que não lhe acrescenta/O que seu espírito não pascenta/Jogue fora a indiferença e o desdém/Jogue fora o que não lhe convém/Jogue fora todo ódio e amargura/Tudo o que lhe traz desventura/Jogue fora, para o seu próprio bem/A impaciência, o medo, a ansiedade/O ciúme, a cólera, a hostilidade/Jogue fora a preguiça, a ingratidão/Jogue fora a desenfreada ambição/A avareza, a injustiça, a falta de perdão”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84411
De: Afonso Cláudio Data: Domingo 15/12/2019 10:15:59
Cidade: Montes Claros/MG

A cidade de Mirabela está consternada pelo falecimento repentino do jovem bombeiro militar Peterson Queiroz Santos, ontem, por causa natural.
Ele fazia parte da equipe de bombeiros militares de Montes Claros, tendo recentemente participado do resgate das vítimas do trágico rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG.
À família enlutada nossos sentimentos e que sua alma descanse em paz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84410
De: Estado de Minas Data: Sábado 14/12/2019 07:39:55
Cidade: Belo Horizonte

Polícia prende trio com R$ 63 mil em notas falsas, no Norte de Minas - Luiz Ribeiro - A Policia Militar (PM) prendeu em Porteirinha, no Norte de Minas, três homens, suspeitos de realizarem compras no comércio da região com dinheiro falso. Com eles foram apreendidos R$ 63 mil em notas falsas de 100, 50, 10 e cinco reais. Os suspeitos, com idades de 28, 33 e 36 anos, foram levados para a delegacia da Policia Federal em Montes Claros, na mesma região. Ainda está sendo investigado o total do dinheiro falso que foi derramado no comércio regional. As prisões e a apreensão das notas falsificadas aconteceram na noite de quinta-feira. A PM chegou até os suspeitos após o recebimento da denúncia de que eles fizeram compras de baixo valor com as notas falsas no comércio de Janaúba (distante de 30 quilômetros de Porteirinha). Um dos homens presos foi identificado pelas vitimas por meio de uma rede social. A maior quantidade das notas falsas -mais R$ 60 mil – foi encontrada na casa um integrantes do trio em Porteirinha. Na residência também houve a apreensão de nove papelotes de cocaína. Os suspeitos disseram que adquiriram as cédulas falsas de um homem do interior da Bahia. Segundo a PM, a falsificação ficou visível e grosseira, com várias notas com a mesma numeração de série. De acordo com o boletim de ocorrência da PM, um suspeito fez uma compra em um pequeno comércio no Bairro Cohab, em Janaúba paga com uma nota falsa de R$ 20,00 . Na sequência, dois indivíduos comprou dois espetinhos no Bairro Ribeirão do Ouro, na mesma cidade, efetuando o pagamento com uma nota de R$ 20,00 também falsificada. As vitimas conseguiram identificar um dos suspeitos por meio de uma rede social, descobrindo que ele morava em Porteirinha, onde o trio responsável pelo repasse das cédulas falsas foi preso pela Policia Militar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84409
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 14/12/2019 23:05
Cidade: M. Claros

BOMBEIROS ATENDEM OCORRÊNCIA DE COLISÃO ENTRE VEÍCULOS NA BR 251 - Por volta das 16:15h deste dia, o Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros foi acionado para comparecer na BR 251, próximo ao KM 494.8 para atendimento de acidente automobilístico com vítimas presas às ferragens. No local os bombeiros depararam com o acidente automobilístico envolvendo o veículo Volkwagem, Cross Fox, prata, placa JHB 7747 de Montes Claros/MG e a SCANIA, dos Correios, de cor amarela, placa do cavalo mecânico, placa CSK 0935 de Guarulhos/SP, que tracionava o reboque placa AJT 2041 de Guarulhos/SP. No acidente os dois ocupantes do veículo Cross Fox tiveram óbito constatado pela equipe do SAMU, ainda segundo informações do local o motorista da Scania foi atendido pelo serviço de atendimento móvel, que aparentemente nada teve. Segundo informações relatadas pelo motorista da Scania o acidente foi em detrimento de uma ultrapassagem mal sucedida pelo veículo Cross Fox, fato este que será apurado pela perícia da PC que chegou ao local para tomar as providências pertinentes. Após os trabalhos periciais a equipe dos bombeiros, com uso de EPI e equipamentos de estricação veicular foi realizado a retirada das ferragens da vítimas onde os corpos foi repassado para a funerária Avelar. O local permaneceu isolado pela PRF para os trabalhos a serem realizados pelo Guincho. Ao final, foi necessário aplicar 10 sacos de pó de serragem sobre o óleo que vazou na pista de rolamento para evitar derrapagens de veículos que por ali trafegarem.Equipe: Ten Cangussu + 4 Militares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84408
De: Manoel Hygino Data: Sexta 13/12/2019 08:55:11
Cidade: Belo Horizonte

Violência sem fim

Manoel Hygino

Para tempo de paz, há muito sangue na mídia. A ideia que se tinha do Brasil habitado por um povo cordial, ameno e alegre, esvaneceu. Depois, Hollywood forjou um país que servia de abrigo a fugitivos da lei nos Estados Unidos e Europa. Fez-se palco de golpes de Estado, transformado finalmente em reino da corrupção.

Neste dezembro, fim de ano, não podemos ignorar as tropelias e violências múltiplas, nos lares e em reuniões públicas. No dia 6, noticiava-se que um filho matara o pai para defender a mãe, ameaçada de facadas, no povoado de Tocandira, no Norte de Minas. O jovem, de 20 anos, atingiu o genitor com pedradas na cabeça, tomou-lhe a arma e o executou. O cinquentão não queria separar-se da mulher, após 21 anos de relacionamento. Deu no que deu.

Em Tombos, Minas também, cidadão de 29, matou com faca o filho, de 8, portador de paralisia cerebral, e a companheira, de 26, ateando fogo nos corpos e ocultando os cadáveres. O argumento de que a criança falecera vítima de convulsões não pegou. O criminoso sofrerá, é o que se espera, longa sentença.

A mídia tem facilidade em captar notícias desse gênero. Assim, menina de 6 anos morreu baleada nas costas pelo irmão em Capitão Enéas, também no norte-mineiro. Os pais estavam em um “evento”, palavra que ganhou significado novo. A arma foi uma cartucheira artesanal de chumbinho e o tiro atingiu a região lombar da vítima. O autor explicou que tentou tomá-la da irmã, quando um disparo acidental resultou em morte.

Em todo o Brasil, repetem-se mortes e agressões a pessoas, de qualquer idade, sem condições de defender-se. Os registros de violência se ampliam por todo o território, embora as estatísticas mostrem redução dos índices. Nem se diga das marcas de hediondez, mesmo em âmbito de família, principalmente as não estruturadas legalmente. Tudo doloroso.

Outro caso bem elucidativo é o das confusões e tumultos no jogo de futebol entre Cruzeiro e Palmeiras, no Mineirão, há poucos dias. Lembre-se de que só havia ali torcidas do clube mineiro, mas a guerra declarada entre elas parecia de inimigos ferozes, ocorrências estendidas posteriormente a toda a capital e Grande BH. Um idoso foi agredido, teve a casa quebrada; coletivos foram depredados; cinco veículos do Move destruídos. O que deveria ser prática esportiva se transformou em batalha campal. No bairro Nova Contagem, uma discussão entre primos terminou com uma residência reduzida a nada e um carro danificado, em um acesso de fúria momentânea de um dos litigantes.

Em São Paulo, maior capital de estado do hemisfério e a mais poderosa do Brasil – a locomotiva que carrega consigo a economia nacional – como antigamente se dizia, deu-se o lastimável e indesejado acontecimento, na madrugada de um domingo, na comunidade de Paraisópolis. Cerca de 5 mil rapazes e moças, preponderantemente com menos de 18 anos, participavam de um baile funk, quando, durante entrevero não suficientemente esclarecido, nove jovens foram mortos, em parte pisoteados. Policiais militares entraram em ação para conter o tumulto e as pessoas foram sumariamente executadas. De quem é a culpa?

O governo paulista afirma que tudo fará para lançar luzes sobre as circunstâncias e responsabilidades do trágico episódio. Por que se mata tanto? Pergunto eu. Será que encontramos resposta no velho soneto de Augusto dos Anjos?: “O homem que nesta terra miserável mora entre as feras, sente inevitável necessidade de também ser fera”. É isto?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84407
De: Libélula sem agua Data: Quarta 11/12/2019 18:57:55
Cidade: M. Claros

Mensagem: Desenvolvimento econômico e a disponibilidade da água Por diversas vezes citei em meus artigos que não há desenvolvimento econômico de uma região sem água. Muitas reuniões a respeito e poucas, quase nenhuma resolução papável. Montes Claros – MG é uma das cidades mais privilegiada de água. Digo isto por que além das fontes existentes, ainda existem outras futuras. (...

Um suave balançar de asas dessa singela libélula ao Sr.ponciano pelos esclarecimentos valorosos sobre a questão da água no norte de Minas. Comungo da mesma opinião. Aproveito para enviar agradecimento a este jornal por nos dar este espaço tão precioso para expor os nossas ideias,emoções e sobretudo, nossas preocupações com toda a humanidade. Recebam todos, respeitosamente, uma brisa fresca em suas faces oriundas de minhas leves e longas asas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84406
De: Governo de Minas Data: Quarta 11/12/2019 13:52:20
Cidade: BH

Minas Gerais adota Licenciamento de Veículos no formato digital - O CRLV Digital tem a mesma validade jurídica do documento impresso e pode ser compartilhado eletronicamente, de forma segura
A Polícia Civil de Minas Gerais, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), realizou, nesta quarta-feira (11/12), o lançamento da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), no estado.
O CRLV Digital está disponível juntamente à Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos obrigatórios para a condução de veículos automotores.
Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV reúne todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para acessar o documento digital, o proprietário tem que ter quitado o licenciamento do veículo de 2019, expedido pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.
“Minas Gerais conta com uma frota de aproximadamente 12 milhões de veículos em circulação, a segunda maior do país. Essa inovação trará comodidade aos usuários e proprietários de veículos, além de oferecer segurança para os serviços utilizados, uma vez que não será necessária a exigência de circular com um documento autenticado, e tudo isso, de forma gratuita”, destaca o diretor do Detran-MG, delegado-geral Kleyverson Rezende.
Compartilhamento
O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.
Segurança
O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.
A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% on-line, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran-MG.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84405
De: Estado de Minas Data: Quarta 11/12/2019 09:17:59
Cidade: Belo Horizonte

PF prende quadrilha que roubava saques de precatórios no Norte de Minas - Luiz Ribeiro - A Polícia Federal desarticulou, nesta terça-feira, uma quadrilha que, de acordo com as investigações, realizava saques de crédito de precatórios judiciais em Minas Gerais e outros cinco estados, além do Distrito Federal. Os bandidos usavam documentos falsos e contavam com o apoio de dois cartórios do Norte de Minas. Seis pessoas foram presas na operação, batizada de Stellio, pela suspeita de participação no esquema, sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. De acordo com o delegado Thiago Garcia Amorim, da delegacia da Polícia Federal em Montes Claros, a organização criminosa fez saques de 11 precatórios que somaram R$ 1,3 milhão. Mas o valor movimentado no golpe pode muito maior. As investigações apontam que os integrantes da quadrilha levantaram informações de precatórios que somam mais de R$ 70 milhões. Conforme o delegado Thiago Garcia Amorim, os esquema de fraudes para os saques dos precatórios funcionava da seguinte forma: o advogado e funcionário da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro, que foi preso na operação, levantava e vendia informações sobre os créditos de precatórios em todo país. As informações eram repassadas aos dois advogados, que, com os dados em mãos, falsificavam documentos sobre a identidade dos verdadeiros beneficiários dos créditos. Na sequência, os advogados iriam até os cartórios de Vila do Morro/São Francisco e de Luislândia e providenciavam as procurações para o saque dos precatórios – na Caixa Federal e no Banco do Brasil. Os 11 saques ilegais dos precatórios foram feitos em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Pará, Maranhão e Tocantins, além do Distrito Federal. Os valores foram retirados em sete agências da Caixa Econômica Federal e em quatro agências do Banco do Brasil. As fraudes começaram a serem investigadas em fevereiro de 2018, quando um advogado tentou sacar R$ 83,9 mil de um precatório junto à uma agência da Caixa Econômica Federal em Montes Claros, com o uso de uma procuração. O gerente da unidade da CEF constatou que o crédito pertencia a um beneficiário de Ituiutaba, no Triângulo. Ele acionou a Policia Federal e o advogado acabou preso em flagrante. Em fevereiro deste ano, um outro advogado tentou sacar R$ 62,35 mil em uma agência da Caixa Econômica Federal em São Francisco com o uso de documentos falsos e também foi detido. Foi constatado que o crédito pertencia a morador do estado de Tocantins. Foram detidos três chefes de cartórios do Norte do estado (dois do distrito de Vila do Morro, no município de São Francisco; e do município de Luislândia). Foi preso um advogado e funcionário licenciado da Caixa Econômica Federal, em Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro. Ainda foram presos contador no Norte de Minas e um advogado em Belo Horizonte – ele é natural de Arinos, no Noroeste do estado. Também foi decretada a prisão temporária de um advogado do município norte-mineiro de São Francisco, apontado como um cabeças do esquema fraudulento e que está foragido, com a suspeita de que estaria no exterior. Ele já foi pela PF pela suspeita de envolvimento em desvio de recursos públicos na prefeitura de Januária – também no Norte de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84404
De: José Ponciano Neto Data: Terça 10/12/2019 17:24:30
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

Desenvolvimento econômico e a disponibilidade da água

Por diversas vezes citei em meus artigos que não há desenvolvimento econômico de uma região sem água. Muitas reuniões a respeito e poucas, quase nenhuma resolução papável.

Montes Claros – MG é uma das cidades mais privilegiada de água. Digo isto por que além das fontes existentes, ainda existem outras futuras.

Das fontes existentes a mais famosa é a Barragem de Juramento que desde 1982 vem matando a sede dos montesclarinos, ou montesclarenses como queiram.

Construída para fornecer água com segurança por um período de 20 anos, superou as expectativa da sua vida útil. O assoreamento esperado – que poderia comprometer o volume acumulado foi bem abaixo do esperado. Se tem chuva, acumula muita água. - Ainda é uma vedete. Principalmente para a mídia local.

A captação da Fazenda Lapa Grande (que depois virou Parque) mantém uma vazão que corresponde 12% do fornecimento – ainda é viável.

A barragem de Córrego dos Porcos (BR365) antiga mas ainda contribui – pouquíssimo, mais contribui – inclusive por gravidade.
Captação Rebentão dos Ferros, juntamente com os poços profundos vem incrementando muito bem o fornecimento de água.

Depois veio a salvação do momento: a Captação do Rio Pacuí - lá pelas bandas dos Corjesuenses. Se não fosse esta captação, provavelmente o rodízio da metrópole setentrião mineiro, seriam quatro dias sem água e um dia com água - nada bom para uma cidade de 400.000 habitantes residentes, e 60.000 flutuantes. Graças ao Rio Pacuí em Coração de Jesus, temos uma escala alternada de 24 horas. Conforme publicação da Copasa. O povo ganhou! A indústria ganhou! E o comércio ganhou! - Mesmo parecendo que existem políticos na parte que não captam o radar na realidade.

Para o futuro, Montes Claros vai contar com o rio da Integração nacional – São Francisco em Ibiaí-mg (foto) - que será incisivo na melhoria de vida da população, e ótimo para a saúde financeira da nossa cidade e região, pois, vários empreendedores (investidores) irão confiar na “segurança da água”, que é impulsora de mercados.

Além destas captações de água, teremos no futuro a Barragem do Rio Jequitaí – no qual fui Vice-presidente, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica daquele rio e trecho do “velho chico”. O comitê até hoje luta incansavelmente para a conclusão da obra.

A Barragem de Jequitaí tem um projeto que foi realizado em colaboração com técnicos da sociedade civil, principalmente com aqueles mais experientes. Será incluído um projeto de abastecimento de água para Montes Claros – parque de irrigações – lazer e agricultura familiar.

Já barragem do Rio Congonhas... em Itacambira-MG. As mesmas mazelas que atacam a Bacias Hidrográficas contribuintes do Rio Juramento, afetaram e inviabilizaram o projeto Congonhas. A silvicultura, inúmeros barramentos nas nascentes e vários poços profundos na sua área de recargas. Arrasaram! É a comprovação da deselegância discreta dos responsáveis perante a lei, e, “da força da grana que ergue fornos produtores de carvão, destrói coisas belas - é a feia fumaça que sobe”.

Confesso que, diante do cenário, estou desistindo. Lutar contra a força do poder, é “dar murro em ponta de faca” – muitas vezes não temos apoio nem dos aliados. Em breve vou me afastar da minha lida - literalmente irei “trocar letras” com liberdade.

Neste artigo procurei elucidar as utopias feitas e informar aos formuladores de políticas e aos cidadãos, dos custos sociais e as incertezas ocultas dos projetos ilusórios.

Futuramente (bem breve) vamos ver nossa cidade com muita água, anulando os pessimistas e aqueles que exploram politicamente o tema, sem entender de recursos hídricos e da logística do abastecimento de água pelas concessionárias.

(*) José Ponciano Neto é Articulista - Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros – Consultor Ambiental – Especialista em hidrometria – Conselheiro no Parque Estadual da Serra do Cabral e no Parque Nacional da Sempre Viva.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84403
De: Manoel Hygino Data: Terça 10/12/2019 09:23:10
Cidade: Belo Horizonte

Washington X Brasília

Manoel Hygino

Projetos chineses para exploração de minérios em Minas estão atravancados. Previa-se a produção de 30 milhões de toneladas de ferro por ano a partir de jazidas em Grão Mogol e Padre Carvalho, no Norte do Estado. Afetam-se 21 municípios nas proximidades do limite com a Bahia, mas o Ministério Público Federal e o de Minas questionam a segurança. Seriam utilizadas cinco barragens, duas de rejeitos e três de água. No total, os reservatórios seriam mil vezes maiores do que o empreendimento de Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Em 25 de novembro, um terremoto foi sentido em Congonhas do Campo, às oito e meia da noite. Casas e estruturas tremeram. O Observatório Sismológico de Brasília informou que se tratava de fenômeno de pouca intensidade, com três pontos na escala Richter. A CSN Mineração, que opera na região, esclareceu que o tremor não causou qualquer anomalia.

O abalo letal foi mais longe: seis pessoas morreram e 150 se feriram em terremoto de 6,4 graus, que atingiu a Albânia, no mesmo dia. Edifícios desabaram, deixando pessoas soterradas.

A economia brasileira sim, tremeu, com a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre dólar e AI-5. O câmbio elevou a moeda americana a recorde de R$ 4,24. Pareceriam estranhos os fatos. O Brasil treme quando os terremotos ocorrem, mas não matam, felizmente. Houve um caso, há poucos anos, em Caraíbas, também no nosso sertão, em que morreu uma criança. Uma exceção.

Nos nossos lares, tremem os orçamentos, mesmo com a quota de R$ 500 do Fundo de Garantia, que amenizou a sensação de peso do preço da carne bovina nos açougues. Enquanto alguns importadores da grande república do Norte cortam suas importações do produto brasileiro, a China aumenta as compras. Primeiro, porque houve uma peste suína por lá, obrigando o consumidor a apelar para nossos porquinhos e frangos.

O Departamento de Agricultura do Tio Sam mostra que a produção brasileira de carne bovina supera em 13% a de 2017. Se na China, a doença estigmatiza os preços das carnes, por cá a situação é, por enquanto, suportável, enquanto houver algum saldozinho do FGTS e do 13º. Depois... Fiquemos de olhos e ouvidos atentos. Trump não dorme e vai enrolando o mundo, mesmo os supostos países tidos como amigos.

Anunciou-se que Washington elevará as tarifas sobre o alumínio importados do Brasil e da Argentina. Quem o disse foi o próprio sucessor de Obama, utilizando o twitter. O mandatário americano, já trabalhando para a reeleição no próximo ano, foi claro ao dizer que o fazia porque as duas nações sul-americanas desvalorizaram fortemente suas moedas (o que foi imediatamente contestado), o que não é bom para os agricultores lá de cima. Concluiu: “Portanto, com vigência imediata, restabelecerei as tarifas de todo o aço e alumínio enviados aos Estados Unidos por esses países”.

Mas enquanto assim procedia o presidente de cima e Bolsonaro prometia fazer uma ligação para a Casa Branca, o colega declarou que pediria ao Federal Reserve, o Banco Central de lá, que impeça que Brasil e Argentina armazenem vantagens com o dólar mais forte, desvalorizando suas moedas, isto é, as nossas.

Segundo o presidente brasileiro, ele tem “canal aberto” com Trump. Além disso, “eu converso com Paulo Guedes e depois dou a resposta”. Aguarde-se. Em meio ao torvelinho, a inflação atingiu o maior nível para novembro desde 2015.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84402
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 9/12/2019 17:12:05
Cidade: Montes Claros

(...) Por volta das 05h37m desta segunda feira 09/12/2019 o corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros atendeu uma ocorrência de tombamento veicular as margens da pista de rolamento da BR 251, próximo ao KM 451. No local os militares se depararam com uma carreta tombada em um barranco de aproximadamente 4 metros de profundidade, sendo que o condutor estava com o membro inferior direito preso às ferragens. A vítima era assistida pela equipe USA/SAMU de Francisco Sá, e a PRF controlava o trânsito no local. Diante do exposto, os Bombeiros iniciaram os trabalhos de desencarceramento da vítima, entretanto, o acesso a ela foi dificultado em virtude do local ser de difícil acesso, bem como pelos danos causados à cabine em decorrência do tombamento. Considerando a chegada do veículo guincho de Francisco Sá, foi solicitado a realização de uma pequena elevação da cabine, momento em que foi possível acessar completamente a vítima e retirá-lo das ferragens. Infelizmente a vitima não suportou aos ferimentos e veio a óbito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84400
De: Manoel Hygino Data: Segunda 9/12/2019 08:16:19
Cidade: Belo Horizonte

Uma agenda cheia

Manoel Hygino

Um mês de muita atividade na Academia Mineira de Letras este dezembro. Mais do que tantos outros, porque o sodalício, ora instalado na bela mansão do médico e cientista Borges da Costa e no anexo batizado com o nome de Vivaldi Moreira, na rua da Bahia, comemora 110 anos de fundação, que se deu no último mês de 1890 em Juiz de Fora.

No dia 4, pelos 75 anos de Paulo Leminski, a professora doutora Luciana Pimenta fez palestra sobre a dimensão performática do autor curitibano, também se registrando os 30 anos de morte do poeta. No dia seguinte, a acadêmica Elizabeth Rennó, lançou seu mais novo livro – “Quântico”, alegre e triste na Palavra Maior, que dirige as nossas vidas, como explica a autora, primeira mulher a presidir a Academia.

Um dia após, o acadêmico Olavo Romano e o médico e ilustrador Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues, o Lor, apresentaram a palestra “Descobrindo Ângelo Machado”, para homenagear o celebrado escritor infantojuvenil Ângelo Machado, um dos maiores pesquisadores de libélulas do mundo. Então, lança seu mais recente trabalho – “Cristóvão e os grandes descobrimentos”, em parceria com a Caravana Grupo Editorial, destinado a crianças e adolescentes.
Uma azáfama. No dia 9, as pesquisadoras Clotildes Avellar Teixeira e Janete Flor de Maio Fonseca, conduzirão a palestra “História, Ensino e transversalidades: casos e reflexões”, em que se reúnem colaborações de professores e especialistas em torno da temática do ensino da história e valorização do patrimônio cultural.

No dia 10, será a posse do novo acadêmico Wander Mello Miranda, eleito para a cadeira nº 7, vaga com o falecimento do escritor Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza. No dia 12, haverá o lançamento pelo escritor Olavo Romano de seu livro “De volta ao tempo antigo” e o relançamento de “Os mundos daquele tempo”, com narração de casos vividos pelo escritor, presidente emérito da AML.

Não é tudo. Na sexta-feira 13, às 10h, no plenário da Assembleia de Minas, haverá a sessão com que o legislativo homenageará a Academia pela efeméride.

No dia 17, que cai numa terça-feira, os festivos acontecimentos se transferem a Juiz de Fora. A Academia Juisforana de Letras preparou, para 19h30, um evento muito justo. Será festejada a data, em plenário, realizando-se um recital de poemas dos fundadores da entidade, hoje estadual. Um encontro cordial, histórico e memorável.

O presidente da Academia, jornalista e escritor Rogério Faria Tavares, considera as atividades deste final de ano fundamentais a que se meça e se propague a importância do sodalício para a vida cultural e intelectual de Minas, a começar quanto à pureza da língua e a produção do que aqui se produz na área. Também para a preservação do patrimônio construído por gerações, inclusive a própria história de Minas.

É uma missão que não se pode perder, resultado do que se inscreve no próprio lema da instituição: “Scribendi nullus finis”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84399
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 7/12/2019 08:07:56
Cidade: Montes Claros/MG

Notícia muito triste: infelizmente, menino de 13 anos morreu devido choque elétrico, quando usava fone de ouvido, conectado a celular que estava sendo recarregado. Como amplamente divulgado pela mídia, inclusive pelo montesclaros.com, como prevenção contra acidentes deste tipo, não se deve usar o celular durante sua recarga porque correntes elétricas muito baixas, da ordem de 20 miliamperes, podem matar, dependendo da qualidade do conjunto carregador/celular. Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista.

***

Estado de Minas - Adolescente morre eletrocutado ao colocar o celular para carregar em Montes Claros - Luiz Ribeiro - Um garoto, de 13 anos, morreu após receber um choque elétrico ao colocar um telefone celular para carregar em Montes Claros, no Norte de Minas. O fato aconteceu na noite de sexta-feira, no Bairro Santa Rita 2, próximo ao Décimo Batalhão da Polícia Militar (BPM). A vítima chegou a ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), que tentou reanimá-la. Mas, não resistiu e morreu no local. De acordo com moradores, o menino teria colocado o celular com o recarregador ligado à tomada, ao mesmo tempo com o fone no ouvido. Nesse momento teria sofrido o choque elétrico. Essa informação não consta no boletim de ocorrência da Polícia Militar. De acordo com o registro da PM, ao ligar o carregador do celular a tomada, o menino recebeu a descarga elétrica e teve uma parada cardíaca. O Samu foi chamado. Quando a ambulância chegou ao local, o pai da criança saiu à porta da casa com o filho nos braços. Os socorristas tentaram reanimar o menino, que não resistiu. A perícia esteve no local e recolheu o aparelho celular e o carregador.

***

O Tempo - Adolescente morre eletrocutado ao usar celular que estava carregando - 07/12/19 - 11h52 – Lisley Alvarenga - Um menino de apenas 13 anos morreu após receber uma descarga elétrica enquanto usava o celular plugado na tomada, em Montes Claros, no Norte de Minas, na tarde da última terça-feira (6). Familiares de Wender Santos Bezerra contaram à Polícia Militar que ele estava sentado em uma cadeira, ouvindo música e mexendo no aparelho, quando foi eletrocutado. Quando os militares chegaram na casa em que o menor morava com os pais e os irmãos, na rua Santa Terezinha, no bairro Santa Rita, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estava no local tentando reanimá-lo, sem sucesso. O caso ocorrido em Montes Claros não é o único no país. Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam que o número de mortes em situações como essa mais do que dobrou em 2018 em relação à soma dos últimos três anos. No ano passado, foram registradas oito mortes no país. Em 2017, 2016 e 2015, houve apenas um óbito a cada 12 meses. Segundo especialistas, o perigo existe e está sobretudo em falhas de componentes. “Se há um defeito, a corrente elétrica pode passar mais forte do que deveria, podendo transferir até 220 V, o que pode causar um acidente fatal”, explica o engenheiro elétrico Edson Martinho, diretor da Abracopel. Conforme ele, isso acontece, geralmente, pelo uso de bateria ou carregador não originais – tecnicamente incompatíveis com o modelo do aparelho, deterioração dos componentes, uso de dispositivos conectados à tomada quando se está descalço ou molhado; ou durante a ocorrência de raios. Para o engenheiro eletricista Carlos Gustavo Castelo Branco, professor de instalações elétricas prediais da Universidade Federal do Ceará (UFC), outro fator importante são as instalações elétricas dos imóveis. “Muitas estruturas não possuem aterramento nem dispositivos que evitem falhas de isolamento elétrico – que desliguem a energia em caso de curto-circuito”, afirma. Ele ressalta que, nesses casos, até mesmo um carregador original pode trazer riscos. (Com Thuany Motta)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84398
De: O Tempo Data: Sexta 6/12/2019 13:44:24
Cidade: BH

Filho mata pai para defender a mãe de facadas, no Norte de Minas - O homem não aceitava o fim do relacionamento e, no dia em que foi morto, tentou assassinar a companheira na frente dos três filhos do casal - Por LARA ALVES - Vinte e um anos de relacionamento não impediram um homem de 50 anos de tentar assassinar a ex-companheira, de 36, a facadas, na frente dos três filhos gerados no casamento, no povoado de Tocandira, em Porteirinha, na região Norte de Minas Gerais.
No momento do crime, nessa quinta-feira (5), um dos filhos dos dois, um jovem de 20 anos, atingiu o pai com duas pedradas na cabeça, sacou a faca das mãos dele e desferiu inúmeros golpes no pescoço do homem.
O pai não resistiu aos ferimentos e morreu na rua onde discutiu com a mulher minutos antes do crime. Já a mãe, precisou ser atendida em um posto médico. Antes do filho atingir o pai, a mulher sofreu cortes nas mãos ao tentar se proteger dos golpes do ex-companheiro. Após matar o pai, o rapaz fugiu e está desaparecido desde então.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84397
De: Prefeitura Data: Sexta 6/12/2019 11:04:03
Cidade: Montes Claros

(...) A Prefeitura de Montes Claros está finalizando o recapeamento das ruas Elói Pereira e Padre Vieira. As obras fazem parte do pacote de recuperação asfáltica dos grandes corredores de transporte coletivo de Montes Claros, e incluem fresagem, reciclagem e recapeamento das vias. As obras estão sendo executadas pela Mais Construtora Ltda, vencedora do processo licitatório, ao custo de aproximadamente R$ 5,5 milhões. Serão recuperados cerca de 15 quilômetros de ruas e avenidas, incluindo a rua Leonel Beirão de Jesus; a rua Cônego Chaves; avenida Brasil; avenida Ruy de Albuquerque; avenida Neco Delfino; rua João Martins/Bio Lopes; avenida Três Poderes; avenida Castelar Prates; rua Professor Monteiro Fonseca; rua Antônio Lopes; avenida Mestra Fininha; e rua Melo Viana. Todas as obras estão sendo executadas com recursos próprios, através do Fundo Municipal de Investimentos (FMI).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84396
De: Prefeitura Data: Quinta 5/12/2019 17:52:27
Cidade: Montes Claros

(...) Na mesma edição do Diário Oficial foi publicado o Decreto 3.929, que ratifica oficialmente a existência o Parque Municipal Milton Prates. "Embora tenha completado, em 2019, 50 anos de fundação, não havia uma lei autorizando sua criação. Isso criava, por exemplo, dificuldades para que o local recebesse verbas estaduais e federais, situação que agora está definitivamente resolvida com a publicação do decreto", disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84395
De: O Tempo Data: Quinta 5/12/2019 09:14:49
Cidade: Belo Horizonte

Cruzeirense é preso por criar raposas que resgatou para `dar sorte ao time` – Lara Alves - Até onde pode ir um torcedor fanático para ajudar seu time na luta contra o rebaixamento? Bom, um cruzeirense bastante supersticioso, morador de um pequeno povoado rural em Mamonas, na região Norte de Minas Gerais, resgatou três filhotes de raposa, presos em um buraco, e cuidou dos animais em uma espécie de galinheiro – mas sem galos ou galinhas, mascote do Atlético. Isto, pois, ele jurou aos militares que o carinho com o mascote do seu time do coração poderia `dar sorte` ao Cruzeiro e, quem sabe, até livrá-lo de uma possível queda para a Série B. Apesar da boa intenção, o homem de 30 anos acabou sendo detido pela Polícia Militar, nessa terça-feira (3), por cometer crime ambiental: sem licença, ele não poderia manter os animais silvestres em cativeiro. "Aqui na região é muito comum apreensão de pássaros. Mas, raposa, é muito inédito para nós. Raposa... dentro de um galinheiro ainda... Na verdade, é mais um poleiro. São filhotinhos que, segundo ele, foram recém-capturados. Ele pegou para criar", conta o sargento Anselmo Farley Antunes Balieiro, à frente da ocorrência. Ainda segundo o militar, o homem teria resgatado os animais para ajudar o time. "Ele contou que apanhou os três filhotes e levou para casa. Questionamos. Por quê? Ele respondeu que era cruzeirense e que os animais poderiam dar sorte. Apesar da intenção ser boa, isso configura crime", explica. Os militares chegaram à residência do homem, no povoado Paus Pretos – parte de Mamonas, cidade que, segundo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem pouco mais de 6.000 habitantes –, através de denúncias. Ao perceber a aproximação dos policiais, familiares do criador de raposas correram para casa como que para tentar esconder algo antes da entrada dos agentes. "Nós chegamos na casa e lá encontramos o pessoal já um pouco ansioso. Algumas pessoas da família correram para os fundos da casa, nós vimos que eles tentaram esconder alguns pássaros. Quando perguntamos sobre a denúncia – que era a respeito de manter raposas presas –, ele confirmou e mostrou onde os animais estavam guardados", comenta o cabo Renato Cardoso Souto, que também acompanhou a ocorrência. Além dos três filhotinhos de raposa, os militares também levaram embora sete pássaros, mantidos em gaiolas. No entanto, este segundo crime não foi cometido pelo dono das raposas, mas sim pelo irmão dele, um homem de 31 anos. Após serem detidos, os irmãos receberam as multas devidas pelos crimes cometidos. O cruzeirense acabou com uma multa no valor aproximado de R$ 4.500 por capturas e manter os filhotes presos. Já o dono dos pássaros, irmão dele, terá que pagar cerca de R$ 9.800 ao Estado por manter os animais em cativeiro. Após serem apreendidos, os bichinhos todos seguiram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Montes Claros, também na região Norte de Minas. Nenhum deles estava ferido. Apesar da tentativa, não serão esses mascotinhos que poderão ajudar o Cruzeiro. O clube celeste retorna aos gramados nesta quinta-feira (5) para uma partida – que pode ser o último respiro do time – contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogo acontece um dia após o duelo entre Ceará e Corinthians, previsto para esta quarta-feira (4), às 19h30, em Fortaleza. Além de depender dos próprios jogadores, o Cruzeiro também conta com um tropeço do Ceará para manter-se na Série A.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84394
De: Cemig Data: Quarta 4/12/2019 16:18:39
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Nota à imprensa - A Cemig informa que suas equipes atuam na reconstrução da rede elétrica, depois que a queda de cinco postes na Av. Governador Magalhães, no bairro Planalto, foi provocada por um caminhão-baú, que arrastou os fios de telecomunicação. O fornecimento de energia ficou interrompido das 07h30 às 09h22 da manhã de hoje (4/12) para mais de 8 mil clientes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84393
De: Prefeitura Data: Quarta 4/12/2019 15:49:57
Cidade: Montes Claros

(....)População de Montes Claros ganha internet Wi-Fi grátis como presente de Natal - Luis Carlos Gusmão - A Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Planejamento e Gestão, vai disponibilizar para a população, a partir da próxima semana, acesso à internet grátis e de qualidade, por meio da empresa Connect, habilitada em Chamamento Público para a implantação do programa Onda Verde, através de conexões Wi-Fi em várias praças e parques. O tempo da outorga é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
De acordo com o diretor da Connect, Rogério de Paula Rodrigues Pereira, a Praça Dr. Carlos será o primeiro local a ser contemplado. “Vamos iniciar, a partir da próxima semana, provavelmente na quarta-feira, dia 11, na praça Dr. Carlos, o primeiro ponto de conexão, com acesso à internet grátis e de qualidade para atender, em média, 150 pessoas simultaneamente”, explicou o empresário, lembrando que a Connect tem 24 anos de atuação em Montes Claros, sendo pioneira no interior de Minas.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Reinan Oliveira Brito, para utilizar o serviço será preciso fazer um cadastro com dados básicos. “A Connect assumiu o compromisso contratual de providenciar e manter alguns pré- requisitos mínimos: 2 mega de download por usuário (para o número previsto de usuários simultâneos por localidade, em média, 150), podendo reconectar quantas vezes quiser, após o tempo limite de conexão definido em edital, sendo que, durante esse tempo para reconexão, serão exibidas propagandas definidas pela permissionária”, explicou Brito.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, o programa Onda Verde tem como objetivo disponibilizar internet gratuita e de qualidade, além de encorajar a cidadania por meio da inclusão digital. “Esperamos que o Wi-Fi também seja a porta de comunicação da Prefeitura para propagar suas campanhas, compartilhar os resultados e divulgar todas as suas ações, que não são poucas. Esperamos ainda que a internet livre venha fortalecer as ações de estímulo à cultura digital na cidade e promova uma ocupação cada vez maior dos nossos espaços públicos, não somente para a proteção, mas principalmente para a fiscalização de nossas áreas verdes, para que não sejam depredadas”, justificou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84392
De: Carlos Augusto Data: Quarta 4/12/2019 14:00:29
Cidade: M. Claros

Informações absolutamente confiáveis que acabo de receber:

De 4 de novembro a hoje, 4 de dezembro, choveu no entorno da Barragem de Juramento, que abastece de água Montes Claros, cerca de 310 milímetros.

A chuva elevou a água da barragem de 14 para 17% da sua capacidade total. A lâmina d`água subiu 1,15 metro.

Uma previsão do tempo, confiável por sua vez, diz que a chuva que vem ocorrendo na região seguirá até o dia 15 de dezembro, interrompendo-se por 2 dias, e voltando dia 17.
Oxalá.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84391
De: Eduardo Data: Quarta 4/12/2019 13:39:54
Cidade: Montes Claros

Um caminhão-baú se enroscou nos fios da rede da Cemig na Avenida Magalhães Pinto, nesta manhã, e derrubou 5 postes, interrompendo o fornecimento de eletricidade na área. O posteamento derrubado fica na entrada do novo prédio da Prefeitura, na antiga sede da Coteminas. Pessoas disseram que o caminhão entrou pela nova pista construída na entrada do prédio e se embaraçou nos fios, puxando-os inadvertidamente e derrubando os 5 postes. Envio as fotos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84390
De: Manoel Hygino Data: Quarta 4/12/2019 09:02:41
Cidade: Belo Horizonte

Rui e a águia

Manoel Hygino

Cinco de dezembro é Dia Nacional da Cultura e, há dois anos, a Associação Nacional dos Escritores, homenageou Rui Barbosa, pois também é seu aniversário. O presidente da entidade, Fábio de Sousa Coutinho, lembrou a data, nas Quintas Literárias de 2017, em Brasília. Evocou a memória do monumental advogado, político e intelectual baiano, cuja atuação tanto eleva nossa terra. Ao ensejo, apresentou o orador do mês, o embaixador Carlos Henrique Cardim, diplomata e cientista político, aplaudido especialista na produção cultural ruiana.

Para o palestrante, Rui Barbosa, embora figura das mais citadas e referenciadas, ainda é um enigma. Registrou que, embora haja 167 volumes contendo sua obra, ele jamais escreveu um livro. Cardim observou: “O que se publicou são palestras, conferências, pareceres e prefácios”. Citou, à guisa de curiosidade, que ele traduziu, um livro “O Papa e o Concílio”, no qual o prefácio é maior que a própria obra”.

E os temas se misturam nas obras de Rui. Sua posição sobre os Estados Unidos, por exemplo, está ao lado de exposição crítica sobre o divórcio. Haveria muito a contar. O palestrante Cardim, com formação em sociologia, registra que Rui nunca foi muito prestigiado na sua faculdade. Afirmou: “Eu só vim conhecer Rui, reconhecer Rui, quando estava no Itamaraty, a partir de um trabalho do Santiago Dantas, em que ele mostrou a faceta desenvolvimentista de Rui. Ele foi o primeiro ministro da Fazenda que o Brasil teve na República e tentou industrializar o Brasil, o que não é pouca coisa. Ele foi contra todo um ciclo de pensamento, de interesses que defendiam, logicamente, um modelo agrícola exportador e quis implantar a indústria”.

Observou ainda Cadim: “E depois dizem que Deus é brasileiro. Não é. Tanto que eu mesmo, em debate com o professor Delfim e o Sérgio Amaral, disse o seguinte: Deus é mais norte-americano. Aliás, Bismarck costumava dizer que a divina providência de Deus tem uma especial predileção pelos tolos, pelos bêbados e pelos Estados Unidos”.

Rui Barbosa permaneceu pouco tempo no Ministério da Fazenda: oito, nove meses, por aí. Não aguentou as pressões numa situação sobremodo difícil. Enfrentou problemas e inimizades. No Brasil, à época, ou se era pró-Rui ou anti-Rui. Nada de meio termo.

Houve um embaixador do Brasil na ONU, antes reitor da USP, ruista doente. Ernesto Leme era seu nome. Numa conferência, ele lembrou o grande baiano como se fora de todos conhecido: Rui para cá, Rui para lá, a Águia de Haia, como apelidado. A certo ponto, um embaixador inglês, muito sarcástico, perguntou ao colega brasileiro: “Embaixador, but who is this Birdman? , que voa por todos os lados? Quem é esse homem Águia?”.

Recordou-se mais: o plenário do Senado em Brasília tem apenas dois bustos de Jesus Cristo e Rui Barbosa, este “uma figura quase santificada à distância”, acrescentou Cadim. “O Rui sofreu uma série de interpretações, as mais variadas e todas muito bem fundamentadas, mas como diz o Santiago Dantas (acho que ele foi quem mais estudou e colocou Rui em termos modernos, mostrando o lado não só progressista do Rui Barbosa, mas o verdadeiro), o Rui Barbosa foi realmente, no final da vida, só podia chamar um social liberal alinhado com o trabalhismo inglês totalmente. Somente agora estamos chegando a uma certa serenidade para poder ter uma visão clara”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84389
De: Manoel Hygino Data: Terça 3/12/2019 14:01:21
Cidade: Belo Horizonte

Juízes que se julgam

O desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, que presentemente preside o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, completa 30 anos de magistratura. Foi juiz de comarcas pelo interior, inclusive a de Montes Claros, de que guarda muitas lembranças.

Nascido em São João Del-Rei, “graças a Deus”, (como diz), aprendeu com mestres excepcionais, no Colégio Nossa Senhora das Dores e Colégio São João, na Politécnica de Cadetes do Ar em Barbacena e nas faculdades de Direito das Universidades Federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Destaca, entre seus professores, Paulo Neves de Carvalho, sua imorredoura referência, que lhe despertou o pendor pelo Direito Administrativo, também admirado amigo do autor do presente artigo. Mas não esquece outros conterrâneos como Tancredo Neves, Francisco Dornelles, Aristides Junqueira e Carlos Mário da Silva Velloso, hoje membro da Academia Mineira de Letras, nascido em Entre Rios de Minas e adotado pelos frades franciscanos do Ginásio Santo Antônio, segundo Medeiros.

Com tais mestres, confessa ele, aprendeu que “trilhar o caminho do bem e colocar o interesse geral acima do interesse individual é dever que se impõe não apenas aos cidadãos, mas também aos governantes, legisladores e juízes”. E aduz ao raciocínio, a lição de Rui, em sua “Oração dos Moços”: a magistratura é “a mais eminente das profissões, a que um homem se pode entregar neste mundo”. Completa o pensamento, citando José Américo de Almeida: o juiz tem de ser culto, operoso, justo e probo, pois “o mau juiz é o pior dos homens”.

O ensinamento do rude autor do romance “A bagaceira” serve de advertência. Rogério Medeiros observa: “Contemplo hoje o panorama de meu país e me bate um terrível desalento. Contemplo a derrocada da Justiça brasileira e penso se não é chegada a hora de parar”. Partindo a ideia de quem parte, do alto de sua posição na magistratura, exigir-se-ia de todos, sobretudo dos juízes, um olhar íntimo, sobre seu papel nesta hora tão difícil, principalmente para aqueles que se incubem de aplicar a lei para fazer justiça.

O magistrado de São João Del-Rei chegou a conclusões preciosas: “Assim percorri a minha trajetória. Sempre sonhei com um Brasil mais justo. Nunca desanimei. A minha utopia sempre foi a subordinação da ética à política, apregoada por Platão e Aristóteles: “Nessa subordinação da ética à política, incidiu clara e determinadamente a doutrina platônica que amplamente ilustramos, a qual, como sabemos, dava forma paradigmática à concepção tipicamente helênica, que entendia o homem unicamente como cidadão e punha a Cidade completamente acima da família e do homem individual: o indivíduo existia em função da Cidade e não a Cidade em função do indivíduo. Diz expressamente Aristóteles: “Se, de fato, idêntico é o bem para o indivíduo e para a cidade, parece mais importante e mais perfeito escolher e defender o bem da cidade; é certo que o bem é desejável mesmo quando diz respeito só a uma pessoa, porém é mais belo e mais divino quando se refere a um povo e às cidades”.

Define-se: “Não, não posso parar. Brasil: verás que um filho teu não foge à luta! Há muitas pessoas de bem em nossa Pátria e haveremos ainda de triunfar. Vou em frente. Lutarei até o fim. Recordo a profissão de fé de Fiódor Dostoiévski, no clássico romance “Os Irmãos Karamazov: “Crê até o fim, mesmo que todos os homens se hajam desviado e tenhas ficado fiel sozinho; leva então tua oferenda e louva a Deus, por teres sido o único a manter a fé”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84388
De: Câmara Municipal Data: Terça 3/12/2019 13:36:19
Cidade: Montes Claros

(...) Os outros três projetos aprovados são o executivo. O de número 147/2019 altera a lei municipal 3.754/2017. O objetivo é atualizar a legislação municipal relativa aos limites do nível de pressão sonora para determinados horários, de forma a tornar viáveis as fiscalizações, compatibilizando os critérios municipais de restrição com o praticado atualmente em diversas cidades. De acordo com a proposta, nos domingos e feriados é permitido o som com nível de 10 decibéis dB (A) de ruído sonoro. Já durante o período diurno o som é permito em 60 dB (A). (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: