Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 5 de novembro de 2024

Antes da meia-noite, Tribunal Superior Eleitoral atinge maioria para impedir a candidatura Lula. (Resultado final, de 6 a 1, tende a ser definitivo)

Sábado 01/09/18 - 0h13

Antes mesmo da meia-noite, o TSE alcançou maioria para barrar em definitivo a candidatura Lula. Quatro dos 7 ministros aplicaram a Lei da Ficha Limpa.
SEGUIDO
O relator, ministro Barroso, deu parecer contrário ao registro e foi seguido pelos ministros Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira.O ministro Fachin foi no sentido contrário.
(MADRUGADA
Pouco antes de 1h da madrugada, a ministra presidente do TSE, Rosa Weber, ainda não havia encerrado o seu voto, ora interpretado a favor da candidatura, ora contra. Quando concluiu, a maioria contra a candidatura ficou em 6 a 1, encerrando a questão , uma vez que o TSE tem a última palavra em matéria eleitoral.
PROIBIU
A decisão final proibiu Lula de fazer campanha como candidato, inclusive na propaganda de rádio e TV, que começa neste sábado para os candidatos à presidência.
DEZ
O PT terá 10 dias para substituir o candidato e, até que o faça, não terá direito ao horário eleitoral no rádio e na TV. A decisão entra em vigor imediatamente, embora exista possibilidade de recurso ao próprio TSE e/ou ao Supremo Tribunal Federal.
MUDOU
Posteriormente, na última parte da longa sessão, os ministros decidiram que, até a substituição de Lula como candidato, o PT poderá continuar fazendo propaganda eleitoral, mas sem a participação dele como candidato).

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais