Duquesa mãe de herdeiro do trono inglês deixa maternidade após 5 horas. No Brasil, portaria exige prazo mínimo de 24 horas
Quarta 25/04/18 - 8hA rapidez com que a duquesa Kate Middleton voltou para casa após dar a luz ao 3º filho do príncipe William chamou atenção das mães brasileiras e estabeleceu uma comparação. Quando não há problema no parto, a legislação britânica estipula que as mulheres podem receber alta 5 horas após dar à luz.
24 HORAS
No Brasil, portaria do Ministério da Saúde diz que o prazo mínimo para liberação após o parto normal, sem complicações, é de 24 horas.
48 HORAS
Em caso de cesáreas, o mínimo são 48 horas. Para especialistas, a grande diferença é que na Inglaterra existe a garantia de serviço de atendimento em casa por um profissional de saúde durante 21 dias.
ASSISTIDOS
“Este esquema que acontece na Inglaterra e também em outros países como Alemanha, Holanda e Nova Zelândia garante que a mãe e o bebê sejam bem assistidos. No Brasil, ainda não temos condição de fazer isso, porque não temos possibilidades no serviço público de agentes irem à casa dessas mães”, afirma médico obstetra.
DESCARTADAS
Ele diz que as principais complicações responsáveis pela mortalidade materna no pós-parto já podem ser descartadas nas primeiras horas. “Com 6 horas, tranquilamente é possível dar alta para a mãe”, diz o obstetra.