Governo vai à OMC contra veto da União Europeia a frango do Brasil. Disputa vai afetar livre comércio entre Mercosul e União Europeia
Sexta 20/04/18 - 9hO ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que o Brasil vai entrar com ação na Organização Mundial do Comércio contra a União Europeia por causa do embargo às importações de carne de frango da BRF e de outros frigoríficos brasileiros.
AFETAR
Além disto, o ministro admitiu, pela 1ª vez, que esta questão poderá afetar as negociações para um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. “Temos um problema e isso será colocado na mesa antes de sair o acordo” - disse o ministro.
DESABILITADOS
Maggi informou que a Comissão Europeia aprovará hoje uma lista de frigoríficos que serão desabilitados a exportar carne de frango para a região, incluindo 9 plantas da BRF.
GUERRA
Somente a partir daí será possível saber se o produto brasileiro estará totalmente fora da União Europeia. “Não se trata de um embargo sanitário. É uma guerra comercial” – afirmou o ministro.