Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 17 de novembro de 2024

Projeto para modificar a Bandeira do Brasil traz a palavra “amor” antes do lema “Ordem e Progresso”

Sexta 10/11/17 - 12h

O designer alemão naturalizado brasileiro Hans Donner, responsável por aberturas de novelas na TV Globo, apresentou projeto para modificar a Bandeira do Brasil.
DEGRADÊ
Além do uso de tons de verde e amarelo em degradê, o projeto prevê a modificação no sentido da faixa branca e a inserção da palavra "amor" antes do lema positivista "Ordem e Progresso".
INVERTIDO
Já o sentido da faixa, que hoje forma um arco com pontas direcionadas para baixo, seria invertido, apontando para o alto.
PODER
"Quando comecei a fazer design em Viena, uma das primeiras coisas que aprendi foi que uma frase que sobe, para o alto, tem poder. E queremos sinalizar esse poder, essa mudança que é necessária. Como está, a frase indica inferioridade, e isso acaba passando para o povo", disse Hans Donner.
POSITIVISTA
Concebida sob o ideário positivista, a atual Bandeira do Brasil, republicana, foi oficializada em 19 de novembro de 1889. Desde então, nunca sofreu alterações, exceto para a inserção de novas estrelas, que representam estados criados depois da Proclamação da República.
LEI ORDINÁRIA
Mudanças na Bandeira podem ser feitas por lei ordinária, que exige maioria simples na Câmara e no Senado para serem aprovadas, além da sanção do presidente da República.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais