Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 19 de novembro de 2024

Para evitar retaliações do Japão e da União Europeia, que reclamam de incentivos ilegais à indústria, Brasil deve recorrer à OMC

Quinta 31/08/17 - 11h

“Brasil tenta ganhar tempo na OMC para impedir retaliações” - resumiu hoje a Folha de S. Paulo. O jornal historiou que o governo brasileiro deve recorrer da decisão da Organização Mundial do Comércio que deu prazo de 90 dias para o Brasil suspender 7 programas de apoio à indústria. Estes programas são questionados pelo Japão e pela União Europeia e considerados como subsídios ilegais, segundo decisão do painel que analisou os casos.
RETALIAÇÕES
A decisão de recorrer irá adiar o risco de retaliações por parte dos países que questionam estas políticas. O Órgão de Apelação da OMC fará novo exame do caso, o que deve levar entre 3 e 6 meses.
TEMPO
Com isto, o governo brasileiro espera ganhar tempo para que alguns programas sejam modificados ou até mesmo acabem. Após este período, o governo terá que apresentar as medidas tomadas. Se Japão e União Europeia aceitá-las, as retaliações serão evitadas.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais