Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Aerolula, muito popular nos céus de M. Claros, começa a ser substituído por Boeing alugado, de maior autonomia

Quinta 20/07/17 - 9h

O governo decidiu reduzir o uso do chamado Aerolula em viagens longas. Viagens que demandarem duas ou mais escalas serão feitas com Boeing 767-300ER, de maior autonomia, alugado por 3 anos pela FAB em julho de 2016, por R$ 71 milhões. As informações são do jornal “Folha de São Paulo”.
CHUVEIRO
Dia 6 de julho, quando o presidente Michel Temer viajou para a Alemanha, já usou o Boeing alugado. A Folha disse que apurou que o Ministério da Defesa planeja instalar área VIP, com cama e chuveiro, para o serviço presidencial.
SUCATÕES
A mudança de avião repete o modelo utilizado até o fim do governo FHC. Até então, presidentes da República voavam em aviões detransporte militar, com área VIP. Eram os KC-137, versões de Boeings 707 da década de 1960, conhecidas como Sucatões e compradas em 1986 pelo governo José Sarney.
AEROLULA
O alto custo operacional e problemas técnicos encerraram o uso do Sucatão em 2000, disse o jornal. No seu 1º mandato, o presidente Lula comprou por R$ 167 milhões uma versão executiva do Airbus-319, operada a partir de janeiro de 2005 pela FAB. O avião ganhou o apelido de Aerolula. Ele tem 12 anos e meio de uso e seguirá sendo usado em distâncias menores.
POPULAR
Por um tempo, o Aerolula foi popular nos céus de M. Claros. A equipe de pilotos da presidência vinha treinar no espaço aéreo local, aproveitando a curta distância de Brasília, o bom tempo e as condições do aeroporto local. (Nas fotos: o aerolula acima e, seu substituto, abaixo).

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais